Lei de 2023 ampliou regra de comunicação do benefício; INSS libera auxílio por meio do Atestmed
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos associativos não autorizados começarão a receber o dinheiro de volta a partir da folha de pagamento de maio.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25/4) pelo Ministério da Previdência Social, que informou também a suspensão definitiva desses débitos mensais.
A medida vem na esteira da operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrada na última quarta-feira (23/4), que desmontou um esquema nacional de cobrança indevida de mensalidades por entidades e sindicatos. Segundo o governo, os descontos eram feitos sem consentimento prévio dos beneficiários, ferindo as normas que exigem autorização expressa — salvo em casos com decisão judicial.
Os primeiros ressarcimentos acontecerão entre o fim de maio e o mês de junho, abrangendo os valores descontados no último mês. Já a devolução dos montantes anteriores, que remontam a 2019, ainda será analisada por uma força-tarefa criada pelo governo federal. O grupo terá a missão de definir critérios e mecanismos para reembolsar os aposentados lesados ao longo dos últimos cinco anos.
A expectativa do Ministério da Previdência é que o plano de ressarcimento envolva os cerca de R$ 2 bilhões já bloqueados durante a operação desta semana. No entanto, o total estimado de prejuízos com descontos indevidos desde 2019 pode ultrapassar R$ 6,3 bilhões.
A criação da força-tarefa foi oficializada na quinta-feira (24) e reunirá representantes da Previdência, da CGU, do INSS, da Advocacia-Geral da União (AGU) e de outros órgãos envolvidos na apuração do caso. O objetivo é garantir que os recursos desviados retornem aos beneficiários com transparência e agilidade.
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) mostra que o presidente Lula (PT) continua à frente…
Shakira será a atração do 'Todo Mundo no Rio', megashow gratuito que ocorre anualmente na praia de…
Sol Vega está fora do BBB 26. A ex-sister foi desclassificada após confronto com Ana Paula Renault em uma briga…
A Polícia Federal (PF) realiza, nesta quarta-feira (11), uma operação de combate a crimes contra a dignidade…
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 10, a Operação Over The Counter para desarticular uma…
O Pleno do Superior Tribunal de Justiça, reunido em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (10),…
This website uses cookies.