Brasil

Após uso eleitoral, Wellington Dias anuncia pente fino no Bolsa Família já em janeiro

O futuro ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou na segunda-feira (26) que o governo passará um “pente fino” no cadastro do programa Bolsa Família para coibir irregularidades. “Nós temos um cadastro muito grande, com cerca de 90 milhões de pessoas. Tem coisas estranhas, cresceu muito o número de famílias unipessoais, aquelas formadas por uma só pessoa”, afirmou.

Dias chamou a atenção para a necessidade de incluir os brasileiros que necessitam do Bolsa Família e não foram contemplados. “Assegurar o direito é o objetivo. Mas, também é um objetivo nosso acompanhar. Durante esse último período, tivemos inclusive o uso eleitoral do programa” disse, sem citar nome do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Houve ações em que se suspeita de fraude”, acrescentou.

O relatório do Gabinete de Transição indica que 13,9 milhões de inscrições no Cadastro Único, necessárias para o acesso a programas sociais, configuram arranjos unipessoais. O CadÚnico também apresenta somente 60% dos dados atualizados.

Um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), citado no relatório, mostra que a fila de espera para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ajuda direcionada a pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade, conta, atualmente, com mais de 580 mil pessoas, e que o tempo médio para a concessão aumentou de 78 para 311 dias.

Outro aspecto é a ausência de consulta aos órgãos colegiados na implementação da maioria dos programas de transferência de renda, como o Conselho Nacional de Assistência Social e a Comissão Tripartite.

Segundo Wellington Dias, o governo usará dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deve ser concluído no início do novo mandato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para apurar a situação dos atuais contemplados pelo Bolsa Família.

“O IBGE, inclusive, trabalha com georreferenciamento, e isso vai ajudar a garantir eficiência na análise dessa base de dados, sempre com muita responsabilidade e cuidado”, disse o futuro ministro. “Porém, naquilo que tiver de irregular, vamos tratar disso.”

O ex-governador do Piauí criticou o fato de denúncias de fraude no Bolsa Família, atualmente batizado de Auxílio Brasil, só tenham recebido atenção no fim do mandato de Jair Bolsonaro (PL). “É estranho que, com denúncias formais, ainda do primeiro semestre, somente no finalzinho do mandato se adotem medidas como essa”, observou.

“Assumindo o mandato, nós teremos equipes de diferentes áreas, integradas com os estados e municípios, e vamos trabalhar para não deixar ninguém para trás, como prometeu o presidente. Mas também para garantir que o dinheiro público não seja utilizado de forma ilegal”, reforçou Dias.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Morte de criança após adrenalina: testemunhas afirmam que médica tentou adulterar prontuário para omitir erro após morte, diz delegado

Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…

3 horas ago

Miss Bumbum denuncia ataques nas redes por causa do corpo: ‘Me chamam de burra’

Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…

3 horas ago

Virginia mostra panetone de luxo de R$ 6 mil comprado para irmão de Vini Jr

A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…

3 horas ago

Quem era o padre,de 38 anos, que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

3 horas ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

4 horas ago

Flávio define anistia como prioridade após ser escolhido para disputa à Presidência pelo pai

Escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência da República em 2026, o…

4 horas ago

This website uses cookies.