Depois de várias idas e vindas, em seis meses de gestão, a governadora Raquel Lyra lança, nesta segunda-feira (31), a política de segurança pública e defesa social do Estado, batizada de Juntos pela Segurança. O governo diz que a política vai atuar a partir de ações articuladas em territórios estratégicos com o objetivo de promover a segurança e reduzir a violência.
O evento ocorre de tarde, no Teatro Guararapes, em Olinda.
O balanço oficial das mortes violentas no primeiro semestre registrou 1.722 vítimas, comparado a 1.809 mortes violentas do ano anterior. Com várias mortes em plena luz do dia na capital, o governo do PSDB apostou em dar destaque em zero homicídios em 98 municípios pernambucanos em junho.
“Com equipes integradas e muito trabalho sendo executado, o balanço das estatísticas criminais da Secretaria de Defesa Social (SDS) mostra que o mês de junho terminou com 98 municípios pernambucanos sem registro de homicídios”.
Também disse que a atuação integrada no Estado resultou em 78 conduções por flagrante de acusados de cometer homicídios. Dos 254 casos de CVLIs registrados em Pernambuco, no mês de junho, 174 (68,5%) foram motivadas por atividades criminais.
No acumulado de 2023, houve uma redução de 4,8% no número de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). No mês de junho, tanto a Zona da Mata (13%) quanto a Região Metropolitana do Recife (11,3%) apresentaram diminuição no número de homicídios. E o Sertão se destaca na queda no número de roubos, com 46,7% a menos no mês