O projeto Celular Seguro, lançado pelo governo federal na terça-feira (19), teve uma alta adesão nas primeiras 24 horas. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, 276.177 cadastros de usuários foram somados. Além disso, a ferramenta já recebeu 1.213 alertas referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos. A informção é do JC Online.
“Os primeiros números mostram que o cidadão vê no Projeto Celular Seguro uma iniciativa que faz diferença em seu dia a dia, que oferece maior segurança. Hoje, a vida de toda a sociedade está muito ligada ao telefone celular, que traz acesso a bancos e a outras facilidades. Combater esses crimes é a nossa prioridade, agindo nos problemas reais e concretos do cotidiano das pessoas”, declarou o Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli.
Com a iniciativa, as vítimas de furto e roubo de dispositivos móveis poderão bloquear o aparelho e aplicativos digitais em apenas um clique. Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF para que o bloqueio seja efetivado.
O aplicativo está disponível na Play Store (para celulares com sistema operacional Android) e na App Store (sistema iOS, do iPhone). Ao todo, 182.645 telefones foram cadastrados.