Pernambuco

Apagão durante madrugada atingiu cerca de 600 mil pessoas em cidades do Agreste e do litoral pernambucano, diz Neoenergia

Incêndio em reator de subestação no Paraná provocou falha no sistema interligado nacional

Em | Da Redação

Atualizado em

Apagão durante madrugada atingiu cerca de 600 mil pessoas em cidades do Agreste e do litoral pernambucano, diz Neoenergia
Incêndio em reator de subestação no Paraná provocou falha no sistema interligado nacional.

Um apagão atingiu cidades de nove estados brasileiros e do Distrito Federal na madrugada desta terça-feira (14). De acordo com as companhias de energia que atuam no país, um incêndio no reator da Subestação de Bateias, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, provocou uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), por volta da 0h32, causando a falta de energia. Em Pernambuco, a ocorrência deixou cerca de 600 mil pessoas sem acesso à luz elétrica, de acordo com a Neoenergia, companhia de distribuição local.

A empresa emitiu um comunicado reiterando que a falha no SIN afetou o suprimento de energia e que o desligamento, em Pernambuco, foi registrado entre 0h31 e 1h10, impactando 19 subestações. Foram 60 municípios afetados, do Agreste ao litoral. “Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)”, informou a distribuidora.

Além de Pernambuco e do Distrito Federal, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte também foram afetados pelo apagão. No Rio de Janeiro, a companhia de distribuição de energia Light informou que a falha afetou cerca de 450 mil clientes. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, atendida pela Enel, 277 mil clientes foram impactados.

Em São Paulo, estado também atendido pela Enel, 937 mil clientes foram afetados e a interrupção durou quase 10 minutos. No Amazonas, a empresa Amazonas Energia informou que a falha afetou as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara; não há número estimado de clientes afetados.

 

Deixe sua opinião