Brasil

Anvisa suspende lotes de molho, polpa e champignon

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda de lotes de champignon, molho de alho e polpa de fruta no Brasil. Além disso, proibiu a comercialização de todos os produtos de uma marca de azeite, a Vale dos Vinhedos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira.

Segundo a autarquia, em relação ao champignon, ao molho de alho e à polpa de fruta, os lotes citados apresentaram resultados insatisfatórios em análises realizadas por laboratórios públicos. Os itens deverão ser recolhidos e não podem ser vendidos, distribuídos ou consumidos. São eles:

  • Molho de alho – marca Qualitá, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), fabricado pela Sakura Nakaya Alimentos – Lote 29, com data de validade de 01/2026.

Os itens apresentaram resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de dióxido de enxofre e pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, sendo detectada a presença de 20,4 mg/kg de dióxido de enxofre (expresso como SO₂), conforme laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen/DF).

Em nota, a Qualitá disse que, logo após ter tomado conhecimento sobre os resultados da análise, solicitou o recolhimento das unidades de todas as lojas do país. Além disso, que acionou o fornecedor parceiro responsável pela produção do item “para que seja realizada uma apuração do ocorrido”.

“A Qualitá enfatiza, também, que está à disposição dos clientes que eventualmente adquiriram o produto do lote mencionado para realizar a troca ou ressarcimento do valor pago diretamente na loja onde a compra foi realizada ou por meio da Casa do Cliente no 0800 779 6761”, continua.

  • Champignon inteiro em conserva – marca Imperador, fabricado pela Indústria e Comércio Nobre – Lote 241023CHI, com data de validade de 10/2026.

Os itens apresentaram resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, que se encontra acima do limite permitido, conforme laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen/DF).

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Malafaia detona escolha de Flávio à presidência por Bolsonaro: “faz a esquerda dar gargalhadas”

O pastor Silas Malafaia usou as redes sociais, na noite da última sexta-feira (5), para condenar…

10 horas ago

Datafolha: nova pesquisa mostra estabilidade na avaliação do governo e do presidente Lula

A nova pesquisa Datafolha mostra estabilidade na avaliação do governo Lula (PT) em relação a…

11 horas ago

Copa do Mundo 2026: Brasil enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase da Copa do Mundo; veja os 12 grupos

A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…

1 dia ago

Justiça prende 29 jogadores e dirigentes de gigantes do futebol envolvidos em esquema de apostas

A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…

1 dia ago

Polícia Marido de influenciadora é alvo de operação contra tráfico de drogas

Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…

1 dia ago

Concurso da Sesapi 2026: edital é publicado com 1 mil vagas e salários de até R$ 12 mil

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…

1 dia ago

This website uses cookies.