A resolução nº 4.871/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (6), suspende a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso da tapioca de goma pronta com creatina, produto da empresa Rocha & Filhos LTDA. A medida ocorre porque o produto contém, entre outros ingredientes, creatina, suplemento sem autorização para ser incluído em alimentos convencionais.
O entendimento é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A creatina, vale citar, é popular entre praticantes de atividades físicas, uma vez que funciona como fonte de energia para as células musculares e auxilia no processo de construção e manutenção muscular. Ela, ainda, aumenta a força para exercícios de resistência, além de ajudar na recuperação pós-treino.
Contudo, o produto em alimentos viola leis e resoluções da Anvisa. Conforme o documento, “não foi realizada avaliação de segurança para uso da creatina em alimento convencional, estando somente autorizada para uso em suplementos alimentares e apenas para a população adulta (igual ou maior que 19 anos)”.
Esta, porém, não é a primeira marca a sofrer restrições por conter creatina. Um lote da marca Pernambuquinha também saiu de circulação após determinação da Anvisa.
A creatina em si é um alimento seguro, conforme estudos, mas deve ser utilizada de forma correta, em quantidade que varia conforme o usuário. Por isso, a prescrição deve ocorrer por profissional da saúde.