Brasil

Anvisa adia decisão sobre controle na venda de Ozempic e Wegovy

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou, mais uma vez, a decisão sobre mudanças na regulamentação da venda de medicamentos como Ozempic e Wegovy, amplamente utilizados no tratamento de obesidade e diabetes. A proposta sugere que as farmácias retenham a receita médica dos consumidores para reforçar o controle sobre a comercialização desses produtos. O julgamento estava na pauta desta segunda-feira (17), mas foi retirado após novo pedido de adiamento.

Ozempic

Recorrente

O tema já havia sido discutido pelo órgão em novembro de 2024, quando um pedido de vista suspendeu a deliberação. Desta vez, segundo o diretor substituto da Anvisa, Rômison Mota, a retirada da pauta ocorreu devido ao recebimento de novas informações em reuniões com fabricantes. O diretor afirmou que há necessidade de um “aprofundamento técnico” para avaliar a viabilidade da proposta.

Declaração

“Durante esse período de vistas, mais notadamente nas últimas semanas, várias informações adicionais chegaram ao gabinete da 4ª diretoria, fruto de reuniões conduzidas com todos os atores interessados, inclusive com as empresas detentoras do registro dos produtos”, declarou Mota.

Cuidado

Segundo Mota, o princípio da cautela exige uma análise mais aprofundada antes da votação. A proposta já conta com um voto favorável, mas ainda precisa ser analisada por outros três diretores da Anvisa para uma decisão final. Enquanto isso, cresce a preocupação sobre o uso indiscriminado desses medicamentos, especialmente após relatos de desvio de finalidade e consumo sem prescrição adequada.

Alternativa

Paralelamente, o mercado farmacêutico brasileiro avança na produção de alternativas. Em dezembro de 2024, a Anvisa autorizou a farmacêutica EMS a fabricar dois medicamentos à base de liraglutida, substância semelhante à semaglutida, usada no Ozempic. Os produtos, batizados de Lirux e Olire, já estavam sendo produzidos em fase piloto para tratamento de diabetes e obesidade, respectivamente.

 

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

2 dias ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 dias ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

2 dias ago

This website uses cookies.