(Foto: Reprodução)
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quinta-feira (3/11), por unanimidade, uma nova medida para identificar chamadas feitas por empresas de cobrança. As ligações, agora, deverão ter o código 0304 junto ao número do telefone.
Em dezembro do ano passado, a agência determinou a adoção de uma medida semelhante para serviços de telemarketing, que são identificadas pelo código 0303.
A norma foi aprovada em reunião do Conselho Diretor do órgão. O conselheiro Emmanoel Campelo defendeu que a atividade de cobrança é ofensiva “em igual ou maior peso que a atividade de telemarketing em termos de volume de chamadas curtas no Brasil”.
Ele ressalta que a determinação busca combater práticas abusivas. “A designação do código 0304 é uma ferramenta que empodera o usuário de telecomunicações independentemente da situação em que ele se encontra”.
A medida passa a valer a partir da publicação de um ato que, segundo a Anatel, deve sair nos próximos dias.
Recentemente, a agência anunciou uma série de ações para coibir o problema das ligações abusivas. Entre elas, o bloqueio de empresas que realizam ligações automáticas de até 3 segundos. As companhias que fizerem ao menos 100 mil chamadas curtas podem ser bloqueadas por 15 dias.
Além disso, foi criada a plataforma “Não Me Perturbe“, que permite o cadastro do número do consumidor para impedir o recebimento de ligações de telemarketing.
Um grave acidente envolvendo um ônibus resultou na morte de 15 pessoas e deixou diversos…
O Fies 2026 terá as inscrições abertas a partir desta terça-feira (3), conforme divulgado pelo MEC (Ministério da Educação).…
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o…
Uma cirurgia de baixo risco, realizada em um hospital particular do Recife (PE), deixou a consultora…
Uma criança de quatro anos, identificada como Anny Karollyne, morreu, na noite desse domingo (1º), após se afogar na piscina de…
Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência…
This website uses cookies.