Noticias

Anatel determina bloqueio do sinal de 5 milhões de ‘gatonets’

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira medidas para combater os aparelhos conhecidos como “TV Box”, que transmitem de forma clandestina o sinal da TV por assinatura. Esses equipamentos oferecem sinal ilegal das operadoras de TV paga por meio de aplicativos que imitam os serviços da televisão por assinatura e streaming. Segundo a agência, são entre 5 milhões a 7 milhões de aparelhos nessa situação.

A agência determinou o bloqueio dos equipamentos não homologados e isso será feito por meio das prestadoras de serviço de internet. O bloqueio começa nos próximos dias, afirmou a Anatel.

O presidente da agência, Carlos Baigorri, disse que serão bloqueados os servidores que transmitem o sinal para as caixas de TV pirata. Esses servidores quebram as senhas e acessam ilegalmente o conteúdo da TV, sem qualquer autorização.

Acessar a TV paga pela internet não é irregular. A irregularidade ocorre no momento em que o aparelho oferece o sinal da televisão de forma pirata, sem qualquer autorização e com acesso clandestino ao conteúdo, por aparelhos não homologados.

— Por meio de toda uma solução tecnológica, serão bloqueados os servidores, os computadores que distribuírem a chave para quebrar o código dos conteúdos (das TV). A ideia é não permitir a conexão entre esse servidor e esses milhões de dispositivos. Quando o consumidor perceber que aquela caixa de R$ 400 não abre nada, ele vai parar de usar e jogar fora. Isso é um grande desafio — disse o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Cada servidor tem um código próprio para o identificar na internet, chamado de IP. O que será bloqueado é o IP. O superintendente de Fiscalização da Anatel, Hermano Tercius, disse que o bloqueio será exclusivo para equipamento não homologado e será feita de forma gradual e segura.

— Não será afetado nenhum IP que seja legítimo — afirmou.

Os equipamentos de telecomunicações precisam de homologação da Anatel para serem comercializados e utilizados no Brasil, explica a agência. O processo de avaliação da conformidade e homologação busca garantir padrões mínimos de qualidade e segurança.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Share
Published by
Marcelo Passos
Tags: zbloco1

Postagens recentes

Fraude no INSS: governo informa que todo dinheiro descontado irregularmente será devolvido para aposentados e pensionistas

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, anunciou nesta quinta-feira (24)…

6 horas ago

Traficante foragido de Pernambuco é preso dentro de avião no aeroporto de Maceió

Um homem foragido da justiça pernambucana foi preso no interior de uma aeronave no Aeroporto…

9 horas ago

Sinais que aparecem nos seus pés podem indicar que seu fígado não está bem

Embora geralmente vejamos os pés apenas como meios para nos locomover, eles podem revelar sinais importantes sobre…

10 horas ago

Lula dá posse a Frederico Siqueira como novo ministro das Comunicações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou e deu posse, nesta quinta-feira (24) a Frederico…

10 horas ago

Trump recua e sinaliza redução de tarifas à China

O presidente dos EUA, Donald Trump, agradou investidores globais com a possibilidade de redução nas tarifas sobre importações chinesas.…

10 horas ago

Papa Francisco: Médico narra últimos momentos do papa Francisco: ‘Entendi que não havia mais nada a fazer’

O mundo iniciou a semana com a notícia do falecimento do Papa Francisco. Segundo o médico…

12 horas ago