AFP: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou os empresários reunidos no Fórum de Davos a “produzir nos Estados Unidos”, alertando que, caso contrário, “terão que pagar tarifas” para vender seus produtos no país.
“Minha mensagem para todas as empresas do mundo é simples: venham fabricar seus produtos nos Estados Unidos e se beneficiarão de impostos entre os mais baixos do mundo. Mas, se não os produzirem nos Estados Unidos, e estão em seu direito, então, simplesmente, terão que pagar tarifas”, declarou Trump por videoconferência.
A declaração de Trump, apenas algumas horas depois de um discurso do presidente argentino Javier Milei, foi recebida com fortes aplausos e transmitida em um telão na principal sala do centro de congressos de Davos, nos Alpes suíços.
A participação do presidente americano era muito esperada após uma série de decretos que assinou desde que retornou ao poder. Centenas de pessoas estavam fazendo fila para entrar na sala 45 minutos antes do início da sessão, constatou um jornalista da AFP.
O presidente dos Estados Unidos aproveitou a oportunidade em Davos para relembrar seus planos de redução de impostos e sua luta contra a migração irregular.
Durante o discurso, Trump também pediu à Arábia Saudita e à Opep a redução do custo petróleo e afirmou que “se o preço estivesse mais baixo, a guerra entre Rússia e Ucrânia pararia imediatamente”.
O mandatário de 78 anos, respondeu depois a perguntas de vários executivos dos setores financeiro e energético.
Entre os presentes estavam a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala, e o ex-enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry.
O francês Patrick Pouyanné, diretor-geral da gigante petrolífera TotalEnergies, Brian Moynihan, chefe do Bank of America, e Ana Botín, presidente do banco espanhol Santander, também assistiram ao discurso de Trump.
A Azul Linhas Aéreas informou, nesta sexta-feira (24), que suspenderá as atividades em 12 cidades…
O concurso 2.819 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (23), não teve nenhum acertador das seis dezenas.…
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Delegacia Especializa de Atendimento à Mulher 2…
Jose Loreto é um dos artistas que mais tem o nome associado a affair com famosas. Ex-namorado…
A realização do concurso já havia sido autorizada pelo Ministério da Gestão, em agosto. O ultimo concurso…
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou, nesta quinta-feira (23), que conseguiu estabelecer uma…
This website uses cookies.