Mundo

“América Primeiro” :Trump ameaça empresários reunidos em Davos com tarifas se produtos não forem produzidos nos EUA

AFP: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou os empresários reunidos no Fórum de Davos a “produzir nos Estados Unidos”, alertando que, caso contrário, “terão que pagar tarifas” para vender seus produtos no país.

“Minha mensagem para todas as empresas do mundo é simples: venham fabricar seus produtos nos Estados Unidos e se beneficiarão de impostos entre os mais baixos do mundo. Mas, se não os produzirem nos Estados Unidos, e estão em seu direito, então, simplesmente, terão que pagar tarifas”, declarou Trump por videoconferência.

A declaração de Trump, apenas algumas horas depois de um discurso do presidente argentino Javier Milei, foi recebida com fortes aplausos e transmitida em um telão na principal sala do centro de congressos de Davos, nos Alpes suíços.

EXPECTATIVA GERADA POR TRUMP

A participação do presidente americano era muito esperada após uma série de decretos que assinou desde que retornou ao poder. Centenas de pessoas estavam fazendo fila para entrar na sala 45 minutos antes do início da sessão, constatou um jornalista da AFP.

O presidente dos Estados Unidos aproveitou a oportunidade em Davos para relembrar seus planos de redução de impostos e sua luta contra a migração irregular.

Durante o discurso, Trump também pediu à Arábia Saudita e à Opep a redução do custo petróleo e afirmou que “se o preço estivesse mais baixo, a guerra entre Rússia e Ucrânia pararia imediatamente”.

O mandatário de 78 anos, respondeu depois a perguntas de vários executivos dos setores financeiro e energético.

ATENÇÃO DO MUNDO

Entre os presentes estavam a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala, e o ex-enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry.

O francês Patrick Pouyanné, diretor-geral da gigante petrolífera TotalEnergies, Brian Moynihan, chefe do Bank of America, e Ana Botín, presidente do banco espanhol Santander, também assistiram ao discurso de Trump.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

1 dia ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

1 dia ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

2 dias ago

This website uses cookies.