Alvo de um intenso debate nos últimos dias, a “PEC das Praias”, que prevê a privatização das praias do litoral brasileiro, pode beneficiar alguns senadores.
De acordo com um levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo, nove dos 81 parlamentares poderão ser beneficiados caso a proposta seja aprova. Isso porque estes senadores possuem propriedades localizadas nas áreas que serão impactadas pela PEC.
Para realizar o levantamento, a Folha levou em conta os imóveis que estão no nome dos senadores ou de empresas da sua propriedade.
São eles: Alessandro Vieira (MDB-SE), Ciro Nogueira (PP-PI), Esperidião Amin (PP-SC), Fernando Dueire (MDB-PE), Jader Barbalho (MDB-PA), Laércio Oliveira (PP-SE), Marcos do Val (Podemos-ES), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e Renan Calheiros (MDB-AL).
As propriedades dos parlamentares estão localizadas em áreas à beira-mar, faixa de 33 metros ao longo do litoral brasileiro e nas margens de rios e lagos que tem alguma influência das marés. Estes imóveis têm a sua propriedade compartilhada com a União, que cobra uma taxa pelo uso e ocupação do terreno.