Moraes trava disputa sobre IOF e suspende decisões de Lula e Congresso; entenda
Em uma decisão que aponta animosidade entre os Poderes, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira (4) todos os efeitos dos decretos sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), editados tanto pelo governo do presidente Lula quanto contestados pelo Congresso Nacional.
Moraes determinou ainda que Executivo e Legislativo se sentem à mesa numa audiência de conciliação marcada para o próximo dia 15 de julho, no plenário da Corte, em Brasília. Moraes quer explicações formais, segundo o g1. O ministro oncedeu cinco dias para que os dois lados apresentem os motivos que levaram às decisões que geraram o impasse, e deixou claro que o STF não vai aceitar medidas unilaterais em um tema que afeta diretamente o bolso dos brasileiros.
A crise estourou depois que o Palácio do Planalto decidiu aumentar as alíquotas do IOF, sob o argumento de promover justiça tributária. Segundo o governo, a ideia seria taxar mais os mais ricos para beneficiar a população de baixa renda. O Congresso, no entanto, reagiu de forma dura, suspendendo o decreto presidencial e alegando que não vai tolerar novos aumentos de impostos enquanto o governo não mostrar disposição real de cortar gastos.
Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do Fundo de Garantia do Tempo…
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…
Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…
O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…
A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…
A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…
This website uses cookies.