
Atenção, brasileiros: a Receita Federal emitiu um comunicado para todos que possuem o Cadastro da Pessoa Física (CPF). Um novo golpe está utilizando o nome do órgão de forma indevida para enganar os contribuintes alegando supostas pendências no CPF da vítima. As informações são do site FDR
Veja como se proteger.
Os criminosos estão enviando e-mails para os brasileiros se passando pela Receita Federal e “informando” aos contribuintes que eles estão com pendências no CPF e que precisam regularizar a situação para evitar a suspensão do documento.
Veja como o novo golpe do CPF é feito e como se proteger
Desconfie de mensagens suspeitas: a Receita Federal não solicita informações pessoais ou pagamentos por e-mail. Fique atento a mensagens com termos alarmantes como “irregular” e “suspenso”;
Evite clicar em links desconhecidos: links desconhecidos podem levar a sites fraudulentos ou instalar malwares no seu dispositivo. Não clique sem verificar a autenticidade.
Não abra arquivos anexos: eles podem conter vírus ou programas maliciosos. Evite abrir anexos em e-mails suspeitos.
Verifique a autenticidade da comunicação: a Receita Federal só usa canais oficiais, como o Portal e-CAC e o site www.gov.br/receitafederal para se comunicar.
Confira a URL antes de agir: sempre verifique se o endereço do site contém “.gov.br”. Sites com domínios suspeitos, como “.mom”, são indicativos de fraude.
Lembre-se: a Receita Federal não faz cobranças de pagamentos por e-mail.