Logo G1
Brasil

Alerta: Brasil pode sofrer com onda de calor ainda mais intensa em outubro

A expectativa é de que a maior parte do país experimente temperaturas acima da média para o mês

Em | Da Redação com informações de G1

Atualizado em

Alerta: Brasil pode sofrer com onda de calor ainda mais intensa em outubro
A expectativa é de que a maior parte do país experimente temperaturas acima da média para o mês

De acordo com informações fornecidas por especialistas da Climatempo e da Metsul, existe a probabilidade de que uma nova onda de calor afete o Brasil durante o mês de outubro, e esta tem o potencial de ser ainda mais intensa do que a que ocorreu no mês de setembro.

A Climatempo sugere que essa previsão se baseia na atuação de sistemas de alta pressão atmosférica, o que pode resultar em temperaturas mais elevadas do que as registradas na última onda de calor. Isso ocorre em mês que já é naturalmente quente no Brasil, com a influência adicional do fenômeno El Niño contribuindo para manter o ar mais quente do que o normal sobre o país.

Quanto às temperaturas, a expectativa é de que a maior parte do país experimente temperaturas acima da média para o mês de outubro, com possíveis aumentos de 2°C a 3°C em estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e em grande parte de São Paulo. Nas regiões litorâneas do Nordeste e na totalidade da Região Sul, as temperaturas também deverão ficar ligeiramente acima da média.

Com as chuvas, a distribuição vai variar em cada região do país. No entanto, a Região Sul será a mais afetada pela alta precipitação, resultante do calor, frentes frias e áreas de baixa pressão, com a possibilidade de ocorrência de ciclones extratropicais.

Na  região Nordeste, outubro é historicamente um mês seco, com pouca chuva em quase toda a região. A Climatempo prevê “pouquíssima” chuva em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, embora esses níveis estejam dentro da normalidade do mês, que é naturalmente seco nessas áreas. Em algumas regiões, como o sul do Piauí, o oeste e sul da Bahia, espera-se uma redução ainda maior nas chuvas em relação à média históric

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads