Força da água em cascata de Maratá — Foto Maico Schmitt
As chuvas persistindo no Rio Grande do Sul há uma semana, conforme alertado pela infectologista Stephanie Scalco, estão propensas a desencadear uma série de doenças. A interação com água contaminada pela urina de ratos pode resultar em casos de leptospirose, uma condição que, em situações graves, pode levar à morte. Além disso, a estagnação da água favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue, aumentando o risco de surtos. Até a última segunda-feira (6), os temporais no estado já haviam registrado 85 mortes.
TRANSMISSÃO DE DOENÇAS: A infectologista, que também atua como gestora médica do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, alerta para os perigos das águas que invadem as cidades ao se misturarem com o esgoto. Essa combinação pode resultar na transmissão de doenças como hepatite A, gastroenterite viral e bacteriana, leptospirose, além de parasitoses intestinais.
SINTOMAS MAIS COMUNS: Os sintomas podem variar dependendo da doença, mas, conforme a médica, podem surgir logo após a ingestão da água. Ela destaca que diarreia, vômito e mal-estar são os sintomas mais comuns após a ingestão e podem aparecer até 24 horas depois da exposição. Em contrapartida, a leptospirose pode apresentar um período de incubação que varia de três a 20 dias, podendo levar a óbito em casos mais graves.
O Paris Saint-Germain superou o Flamengo nos pênaltis para conquistar a Copa Intercontinental nesta quarta-feira, no Catar. Equilibrado, o duelo foi…
O Governo do Piauí lançou o edital do concurso público para professores da rede estadual…
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o projeto de lei que equipara o cigarro…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de primeiro turno…
Um soldado da Polícia Militar chamado Welinton Miguel dos Santos, de 34 anos, instalou um…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 46% das intenções de voto…
This website uses cookies.