Pernambuco

Agência Estadual de Meio Ambiente recomenda evitar banho de mar em áreas com odor ou coloração diferentes

Praia de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, apresentou casos de intoxicação devido a floração de algas nocivas

Em | Da Redação

Atualizado em

Agência Estadual de Meio Ambiente recomenda evitar banho de mar em áreas com odor ou coloração diferentes
Praia dos Carneiros, em Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco. | Foto: Reprodução

Diante da aparição da maré vermelha – fenômeno que ocorre por excesso de algumas espécies de algas no mar, muitas delas vermelhas e que soltam toxinas – na praia de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) está monitorando a região onde pescadores e banhistas apresentaram possíveis casos de intoxicação.

Entretanto, enquanto técnicos do laboratório da Agência realizam a coleta de amostras em diversos pontos do Litoral do Sul do Estado, a CPRH orienta que os banhistas tenham cautela e observe as características do mar. Ou seja, se constatarem a água com uma coloração ou odor diferente, o aconselhável é evitar o banho.

“Esse fenômeno é popularmente conhecido como tingui, que é uma floração de Algas Nocivas. Então, como essas florações de algas nocivas são influenciadas pelas correntes marinhas e pela direção dos ventos, estão em constante movimento, podendo se dissipar a qualquer momento”, explicou a Agência Estadual de Meio Ambiente.

Ainda de acordo com a CPRH, em análise preliminar realizada nos locais, os técnicos não identificaram coloração ou odor diferente da água, mas que na próxima semana, a Agência vai divulgar o relatório com o resultado das análises das amostras. A expectativa é que esse documento seja concluído e apresentado à imprensa na próxima terça-feira (6).

Até o momento, quase 300 pessoas – a maioria pescadores – apresentaram sintomas de intoxicação relacionada ao fenômeno da maré vermelha, dentre elas: dor de cabeça, mal-estar, dor no corpo, náusea, dor abdominal, vômitos, irritação nos olhos, na garganta e nas narinas. Além de manifestações na pele, mesmo com contato direto ou indireto com o mar.

Casos em Alagoas

Além da Praia de Tamandaré, também foram registrados casos de intoxicação na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas. De acordo com a imprensa alagoana, cerca de 200 pessoas deram entrada em uma unidade de emergência.

Com informações JC Online

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads