Brasil

Advogada é eliminada de concurso para delagada por ser casada com ex-traficante

A advogada mineira Lays Lopes Carneiro Barcelos, de 32 anos, tenta assumir o cargo de delegada da Polícia Civil em Santa Catarina após ser aprovada nas primeiras fases do concurso público realizado em 2023. No entanto, uma decisão judicial impediu sua posse devido ao casamento com Guilherme Henrique de Souza do Nascimento Lima, de 34 anos, condenado por tráfico de drogas e participação no compartilhamento de lucros do crime.

O concurso para delegado em Santa Catarina é um dos mais rigorosos do país. Lays passou com ótima colocação por prova objetiva, prova dissertativa, teste de capacidade física, prova oral, avaliação psicológica, exame toxicológico e avaliação de títulos. No entanto, na fase de investigação social, conduzida pela própria Polícia Civil, a união com Guilherme veio à tona. A corporação justificou sua eliminação com base no edital, que determina que a idoneidade dos candidatos deve ser avaliada considerando seu histórico social e relações interpessoais, garantindo a adequação ao cargo.

A última tentativa de Lays de assumir o cargo foi a impetração de um mandado de segurança no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em janeiro de 2025, contra a Polícia Civil, que a expulsou do certame. No pedido, a candidata alegou que sua eliminação na fase de investigação social foi injusta. “Eu não posso ser responsabilizada pela conduta de terceiros”, justificou.

Inicialmente, ela obteve uma decisão liminar favorável que permitiu sua permanência provisória na disputa. No entanto, em 18 de fevereiro de 2025, a 2ª Câmara de Direito Público do TJSC julgou o mérito do caso e negou o mandado de segurança, mantendo sua eliminação.

Lays argumentou que sua eliminação foi desproporcional e que o relacionamento com Guilherme só começou após sua aprovação no concurso, sem que ela soubesse do histórico criminal do companheiro. Afirmou que, quando o conheceu, ele já havia sido condenado e cumpria pena em liberdade, sem qualquer envolvimento atual com atividades ilícitas. Disse ainda que a relação se desenvolveu de forma natural e que nunca teve qualquer ligação com os crimes pelos quais ele foi sentenciado. Por fim, destacou que sempre manteve uma vida social e profissional ilibada, e que sua conduta jamais foi questionada antes da fase de investigação social.

A advogada Lays Lopes Carneiro Barcelos — Foto Reprodução

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Copa do Mundo 2026: Brasil enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase da Copa do Mundo; veja os 12 grupos

A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…

12 horas ago

Justiça prende 29 jogadores e dirigentes de gigantes do futebol envolvidos em esquema de apostas

A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…

17 horas ago

Polícia Marido de influenciadora é alvo de operação contra tráfico de drogas

Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…

18 horas ago

Concurso da Sesapi 2026: edital é publicado com 1 mil vagas e salários de até R$ 12 mil

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…

18 horas ago

Netflix anuncia a compra do streaming da Warner Bros. Discovery por R$ 382 bilhões

A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…

18 horas ago

Governo autoriza seleção com 133 vagas na Secretaria de Saúde de Pernambuco; saiba mais

O governo do estado de Pernambuco autorizou a abertura de Seleção Pública Simplificada para a…

19 horas ago

This website uses cookies.