Um adolescente de 14 anos morreu em Feira de Santana (na Bahia), na tarde de sexta-feira (6) após ser atingido por tiros disparados por uma equipe da PM (Polícia Militar).
De acordo com testemunhas, o menino fez uma brincadeira e fingiu assaltar dois amigos dele que estavam na rua. Os policiais militares que passavam pelo local, porém, acharam que a ação era uma tentativa de roubo e atiraram. O jovem foi atingido por um disparo, e os agentes envolvidos no caso foram afastados.
De acordo com a família, o adolescente, identificado como Mateus dos Santos Souza, queria assustar os amigos da escola.
Ele estava na garupa de uma moto pilotada por um homem quando viu dois amigos, no bairro Papagaio, e usou um celular para simular uma arma.
“Ele saiu para ir para o trabalho, ele tava passando na motocicleta com um cara e passaram dois amigos dele que estavam voltando da escola e ele simplesmente brincou. Puxou o celular e falou ‘passa tudo’. Sempre ele teve essas brincadeiras. Só que quando ele fez essa brincadeira os policiais viram e começaram a efetuar os disparos. Ele caiu no chão e perdeu muito sangue”, disse Mayane Sousa, irmã de Mateus, em entrevista à TV Subaé, afiliada da TV Globo.
O adolescente foi atingido na região da virilha. Ele foi levado ao Hospital Emec, passou por cirurgia, mas morreu na madrugada deste sábado (7).
O motociclista também foi atingido na região do ombro e recebeu alta no sábado.
Familiares e amigos fizeram uma manifestação no sábado no bairro Papagaio depois da confirmação do morte. Foi colocado fogo em pneus e madeira. Uma via chegou a ser interditada