Pernambuco

Acordo Fechado: Sintepe e governo Raquel Lyra aprovam aumento entre 6,27% e 8,38% para categoria

Os trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede estadual de ensino aprovaram, na tarde desta quinta-feira (24), a proposta de negociação entre o Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) e o governo Raquel Lyra (PSDB). Deste modo, a pauta financeira da Campanha Salarial 2025 dos servidores da Educação de Pernambuco está concluída. A categoria aprovou por unanimidade reajustes que variam entre 6,27% e 8,38% para professores, distribuídos em toda a carreira do magistério. Já para analistas e administrativos, o aumento será linear de 6,27%, inclusive para o apoio escolar. As informações são do Leiajá

O Sintepe ressalta que o aumento salarial terá repercussão em toda a categoria dos Servidores da Secretária de Educação de Pernambuco, ativos, aposentados, efetivos e temporários. O pagamento do reajuste será realizado em junho de 2025 para toda a categoria, assim como os valores retroativos de janeiro a maio para quem estava abaixo do Piso Salarial, também serão pagos em junho de 2025.

O Governo acatou a reivindicação do Sintepe de destravar a progressão nas faixas salariais da educação. A conquista foi a alteração dos interstícios (intervalos onde há aumento de salário dos servidores). Entre as faixas A e B, haverá mudança de 1% para 1,5%. Entre as classes I e II, haverá mudança de 2 para 2,5%. Deste modo, haverá mobilidade na carreira, apesar de não ser a idealizada pelo Sindicato. Nas faixas C e D e nas classes III e IV continuam os interstícios atuais.

Analistas e administrativos tiveram suas demandas atendidas para reorganizar a flexibilidade da carga horária entre 30 e 40 horas, da forma que for melhor para o servidor. A gratificação dos analistas sofrerá reajuste de 6,27%, incorporado na aposentadoria.

“O acúmulo da nossa luta, nosso diálogo com a sociedade e a pressão dessa categoria de luta conquistou um bom resultado, uma boa negociação. Vamos continuar unidos e unidas, lutando pela escola pública, pela valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e por investimentos na educação, já que a grande maioria dos jovens pernambucanos estudam nas escolas estaduais, por isso mesmo, a qualidade dessa escola é um dos elementos mais importantes no desenvolvimento de nosso Estado”, disse Ivete Caetano, presidenta do Sintepe.

No que se refere à progressão de desempenho das faixas salariais, continuam as negociações, já que o Sindicato não aceita a vinculação da progressão profissional à avaliação do desempenho dos estudantes. “Para avaliar o desempenho dos estudantes há um conjunto de responsabilidades que não são somente dos professores, mas, da sociedade e do governo. Merenda ruim influencia no desempenho dos estudantes. Calor em excesso influencia no desempenho dos estudantes. Por isso, o projeto de lei de reajuste seguirá com o descongelamento das progressões de desempenho, mas o critério será acordado entre Sintepe e Governo do Estado”, diz Ivete Caetano.

As demais pautas de reivindicação no que diz respeito a estrutura das escolas, merenda escolar, climatização das salas, continuarão sendo discutidas entre Sindicato e Governo em próximas rodadas da Mesa de Negociação.

*Da assessoria

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Polícia Civil de Pernambuco deflagra operação contra suspeita de fraude em concurso público em 5 cidades

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), uma operação de repressão…

4 horas ago

Fraudes no INSS: PF prende filho do “Careca do INSS”, número 2 da Previdência, e senador é alvo de buscas

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (18), mandados de busca e apreensão contra o senador…

4 horas ago

Anvisa retira do mercado suplementos alimentares e medicamentos clandestinos

Em uma ofensiva contra produtos irregulares, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (16),…

8 horas ago

INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios para 2026; veja datas

O Ministério da Previdência Social divulgou nesta quarta-feira (17) o calendário de pagamentos de benefícios do Instituto Nacional…

8 horas ago

Aluna tem mal súbito durante treino e morre em academia

Uma aluna da academia Smart Fit morreu após sofrer um mal súbito durante o treino no…

8 horas ago

Senado aprova PL da Dosimetria que beneficia Bolsonaro e presos pelo 8/1; texto vai à sanção presidencial

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (17/12), o Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas para…

8 horas ago

This website uses cookies.