Brasil

A um dia do fim, campanha contra poliomielite vacinou apenas 54% das crianças

Doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994. Meta considerada ideal contra a pólio é de 95%.

O Ministério da Saúde informou que até quarta-feira (28/9) apenas 54% das crianças brasileiras elegíveis para a vacina contra a poliomielite havia sido imunizadas. A Campanha Nacional de Vacinação contra a doença termina nessa sexta-feira (30/9) e já havia sido prorrogada uma vez devido à baixa adesão das famílias.

Os números são preocupantes, pois o percentual ideal estabelecido era de pelo menos 95% da população infantil – cerca de 15 milhões de crianças de 2 meses a 5 anos de idade. A meta não foi alcançada em nenhum dos estados brasileiros: os mais próximos do percentual desejável são Paraíba (86,82%), Amapá (82,85%) e Alagoas (74,65%).

O Distrito Federal está entre as unidades federativas com menor taxa de adesão, com 33,09%, atrás apenas de Roraima (23,17%), Acre (24,49%) e Rio de Janeiro (30,59%). Apesar de a poliomielite ter o status de erradicada no Brasil desde 1994, a baixa cobertura vacinal nos últimos anos torna o país vulnerável à circulação do vírus.

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil começou no dia 8/8. O esforço é destinado às crianças menores de 5 anos que não receberam nenhuma dose da vacina e as que ainda não completaram o esquema vacinal.

O incentivo à imunização das crianças é uma medida para combater o retorno da doença no Brasil. Em países europeus e em Israel, a ausência da medida preventivas já provocou o surgimento de casos; nos Estados Unidos, a governadora de Nova York declarou estado de emergência no estado após o vírus da poliomielite ser encontrado em amostras de esgoto.

Na semana passada, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) alertou que o Brasil também corre o risco de reintrodução da doença.

A paralisia infantil é causada pelo polivírus selvagem (PVS), que pode infectar crianças e adultos. A contaminação ocorre via fecal e oral e casos graves podem levar à paralisia dos membros inferiores.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Fies abre inscrições nesta terça-feira; veja regras e quem pode concorrer à vaga

O Fies 2026 terá as inscrições abertas a partir desta terça-feira (3), conforme divulgado pelo MEC (Ministério da Educação).…

2 minutos ago

Câmara aprova programa Gás do Povo que garante botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o…

4 horas ago

Cirurgia de baixo risco em hospital particular deixa mulher em estado vegetativo em Recife

Uma cirurgia de baixo risco, realizada em um hospital particular do Recife (PE), deixou a consultora…

18 horas ago

Menina de 4 anos morre afogada em chácara com a família na cidade de Toritama

Uma criança de quatro anos, identificada como Anny Karollyne, morreu, na noite desse domingo (1º), após se afogar na piscina de…

18 horas ago

Novas regras de segurança do PIX entram em vigor nesta segunda e aceleram devolução de valores em casos de fraude

Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência…

19 horas ago

Caetano e Bethânia vencem Grammy de Melhor Álbum de Música Global

Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram o neste domingo (01) Grammy Awards 2026 na categoria…

19 horas ago

This website uses cookies.