O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou, nesta quarta-feira (6), que 81 cidades de Pernambuco conquistaram o Selo UNICEF 2021-2024, reconhecendo os avanços nas políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Esse número representa menos da metade dos 184 municípios do Estado.
A premiação celebra os resultados significativos alcançados por esses municípios, que superaram a média nacional em áreas como educação, proteção contra violências e saúde, trazendo impactos positivos para a vida de crianças e adolescentes.
Ações e mudanças
Essas cidades se destacaram por suas ações focadas na melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes. Com o apoio do UNICEF e da Asserte, parceira de implementação no estado, os municípios conseguiram aprimorar políticas públicas nas áreas de educação, saúde, proteção contra violências, saneamento básico e acesso a água limpa.
A estratégia envolveu um esforço conjunto para melhorar a educação, garantir a saúde física e mental, proteger crianças e adolescentes das violências e oferecer proteção social às famílias, especialmente as mais vulneráveis, como as que pertencem a povos e comunidades tradicionais.
Em Pernambuco, o número de registros no Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) saltou de 72 em 2020 para 9.659 em 2023, um aumento expressivo que demonstra maior comprometimento com a proteção dos direitos da infância e adolescência. No Brasil, as notificações aumentaram de 118.995 para 578.859 no mesmo período, mostrando que mais casos estão sendo identificados e tratados.
Vanessa Wirth, chefe interina de proteção à criança do UNICEF no Brasil, destacou a importância dessa mudança. “Tirar a violência da invisibilidade é o primeiro passo para proteger crianças e adolescentes. Os avanços nos registros de casos mostram que havia milhares de meninas e meninos sofrendo diferentes tipos de violência, sem que o poder público soubesse e pudesse atuar. Com esses casos registrados, toda uma rede de proteção pode ser acionada”, declarou.
Lista das cidades:
- Afogados da Ingazeira
- Agrestina
- Água Preta
- Águas Belas
- Arcoverde
- Belém do São Francisco
- Belo Jardim
- Betânia
- Bezerros
- Bodocó
- Bom Jardim
- Bonito
- Brejão
- Brejo da Madre de Deus
- Buíque
- Cabrobó
- Calumbi
- Carnaíba
- Caruaru
- Cedro
- Chã de Alegria
- Cumaru
- Cupira
- Custódia
- Dormentes
- Feira Nova
- Flores
- Floresta
- Garanhuns
- Glória do Goitá
- Gravatá
- Ibimirim
- Ibirajuba
- Iguaracy
- Ipubi
- Itacuruba
- Itaíba
- Jataúba
- Jatobá
- Jurema
- Lagoa do Carro
- Lagoa de Itaenga
- Lagoa Grande
- Limoeiro
- Macaparana
- Machados
- Mirandiba
- Orobó
- Palmeirina
- Panelas
- Paudalho
- Pedra
- Pesqueira
- Petrolina
- Poção
- Quipapá
- Quixaba
- Riacho das Almas
- Sanharó
- Santa Cruz da Baixa Verde
- Santa Cruz do Capibaribe
- Santa Maria da Boa Vista
- Santa Terezinha
- São Caitano
- São João
- São Joaquim do Monte
- São José do Egito
- Serra Talhada
- Serrita
- Sertânia
- Sirinhaém
- Tabira
- Tacaimbó
- Taquaritinga do Norte
- Timbaúba
- Toritama
- Triunfo
- Tupanatinga
- Venturosa
- Verdejante
- Vitória de Santo Antão
A entrega oficial do Selo UNICEF às cidades premiadas acontecerá em uma cerimônia presencial no Recife, cujo dia e horário ainda serão divulgados.