Pernambuco

76% das cidades de Pernambuco não estão prontas para enfrentar deslizamentos e enchentes, diz TCE-PE

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgou, nesta quinta-feira (7), uma análise sobre o nível de preparo dos municípios pernambucanos para responder a eventuais desastres naturais, como enchentes e deslizamentos. As informações são do Diário de Pernambuco
Conforme o levantamento, 76% das cidades do Estado apresentam uma estrutura inadequada para lidar com fenômenos climáticos extremos.  Além, disso, três em cada quatro municípios ainda se encontram em estágios iniciais na prevenção de desastres naturais.
As informações foram coletadas por meio de um questionário enviado aos 184 municípios e ao distrito de Fernando de Noronha entre maio e julho deste ano.
O questionário avaliou a existência de Planos de Contingência, mapeamento de áreas de risco, orçamento destinado à defesa civil e programas de habitação para o reassentamento de populações afetadas. Ao todo, 140 municípios atenderam a menos de dez requisitos, ficando nas classificações “inicial” e “intermediária inicial”, demonstrando uma baixa capacidade de resposta em caso de desastre.
Maior risco
Dos 184 municípios pernambucanos, 106 são considerados prioritários, devido à maior vulnerabilidade a deslizamentos, enchentes e inundações.
A classificação de prioridade considera fatores como mortes decorrentes de desastres naturais, população residente em áreas de risco e dias de chuva superiores a 50 milímetros.
O levantamento apontou que 49 municípios estão no grupo mais crítico: são considerados prioritários, mas dispõem de poucos mecanismos de prevenção e proteção contra desastres.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

2 dias ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 dias ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

2 dias ago

This website uses cookies.