Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
O presidente Jair Bolsonaro (PL), que ocupa o segundo lugar na corrida eleitoral deste ano (com 28% no primeiro turno), segue com a maior rejeição entre os candidatos ao Palácio do Planalto, segundo o Datafolha.
O instituto, em sua pesquisa que ouviu 2.556 pessoas em 22 e 23 de junho, aponta que 55% dos brasileiros não votam no mandatário máximo de forma alguma no dia 2 de outubro. Ele é, como seria de se esperar, amplamente conhecido: 96% sabem quem é Bolsonaro.
Ou seja, sua capacidade de melhoria de imagem é mais complicada, dado que a rejeição se dá em um ambiente de grande exposição do candidato neste momento.
Bolsonaro é mais rejeitado por desempregados (66% nunca votariam nele), pretos (63%), nordestinos (62%), estudantes (62%), mulheres (61%), católicos (61%), jovens (60%) e os mais pobres (60%).
O líder da pesquisa (47% de intenção de voto no primeiro turno), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), registra altíssimo conhecimento também: 98%. Ele fica em segundo lugar no critério de recusa do eleitorado em apoiá-lo: 35% dizem que não o fariam.
Os grupos mais refratários ao petista são os empresários (61%), os mais ricos (57% entre quem ganha de 5 a 10 mínimos e 52% entre quem tem renda acima de 10 mínimos), pessoas com nível superior (46%), evangélicos (46%), espíritas (46%), moradores do Centro-Oeste (43%) e homens (41%).
Os índices de ambos são semelhantes aos registrados pelo Datafolha na pesquisa anterior sobre a corrida, em 25 e 26 de maio. De lá para cá, os candidatos mais abaixo na disputa registraram um aumento de sua rejeição, fruto provável de sua exposição.
O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT), por exemplo, é uma figura conhecida: 86% sabem quem ele é. A recusa em votar nele, que ocupa o terceiro lugar com 8%, subiu de 19% na rodada anterior para 24% agora.
O deputado André Janones (Avante-MG), 2% de intenções, viu sua rejeição ir de 9% para 14%, o mesmo índice da senadora Simone Tebet (MDB-MS), que tem 1%. Ambos também dividem o mesmo grau de conhecimento: 23% e 25%, respectivamente.
A margem de erro da pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022, é de dois pontos para mais ou menos.
Da redação do PortalPE10, com informações do BNews.
Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…
Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…
Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…
A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…
O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…
O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…
This website uses cookies.