Com o argumento de que os feriados “interrompem a escala produtiva”, o deputado Marcos Pollon (PL-MS) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que todas as datas importantes que garantem folga ao trabalhador sejam transferidas para os domingos.
Segundo o deputado, a medida seria importante para que o País se torne mais competitivo, trazendo benefícios à economia com o fim das “interrupções na escala produtiva”.
Pollon criticou também a PEC apresentada pela deputada Erika Hilton (Psol), que propõe o fim da escala 6×1 na jornada semanal de trabalho.
“Diferente da outra proposta, levo em consideração o peso que existe sobre o custo operacional das coisas, seja em produtos ou serviços. Um feriado ou um descanso remunerado gera um peso para o caixa, e quem paga por isso é você. O valor é sempre repassado e pode ser ainda mais nocivo com a jornada menor”, disse o deputado, que é vice-líder do PL na Câmara dos Deputados.
O legislador ainda propôs redução na tributação sobre o emprego e maior liberdade para negociação entre empregadores e trabalhadores. Apesar de impopular, a discussão não é nova entre os meios políticos e empresariais.