Logo Metrópoles
Política

18 cidades não vão ter posse de prefeitos em 1º de janeiro de 2025;veja a lista

Em | Da Redação com informações de Metrópoles

Atualizado em

18 cidades não vão ter posse de prefeitos em 1º de janeiro de 2025;veja a lista
Urna Eletrônica

Nem todas as cidades brasileiras vão ter a tradicional posse de prefeito no dia 1º de janeiro de 2025. Isso porque alguns municípios estão com o processo eleitoral emperrado, ainda sendo analisado pelos tribunais de justiça eleitoral por conta de problemas na candidatura do concorrente a prefeito com mais votos. As informações são do Metrópoles

A reportagem contabilizou pelo menos 18 cidades que não possuem prefeitos declarados eleitos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Boa parte dos casos estão em São Paulo, onde oito prefeituras estão nesta situação. No entanto, há também cidades assim no Rio de Janeiro (3), Minas Gerais (3), Paraná (1), Bahia (1) e Espírito Santo (1).

Logo após a conclusão do segundo turno das eleições municipais de 2024 havia mais de 40 municípios com eleições sub judice. O número diminuiu porque o imbróglio foi desfeito em decisões judiciais nos meses seguintes.

O prefeito de Goiana, Eduardo Honório – Ivaldo Reges/Divulgação

À espera de recurso

Em Goiana (PE), região metropolitana de Recife, o prefeito Eduardo Honório (União) entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir sua continuidade no comando do município.

Honório teve quase 80% dos votos, mas a eleição foi anulado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) porque houve o entendimento que ele estava tentando um terceiro mandato, o que é proibido.

O atual prefeito ganhou como vice em 2016, mas acabou assumindo o cargo por problemas de saúde do titular. Ele então ganhou a reeleição em 2020 e agora tentava novamente.

Enquanto isso, o comando da cidade será passado para o presidente da Câmara dos Vereadores até que seja definido a anulação da eleição. Após confirmado o cancelamento, uma nova eleição será organizada em 2025.

Veja as cidades sem prefeito eleito:

Bocaina (SP)
Bonito De Minas (MG)
Eldorado (SP)
Goiana (PE)
Guapé (MG)
Guará (SP)
Itaguaí (RJ)
Mongaguá (SP)
Natividade (RJ)
Neves Paulista (SP)
Panorama (SP)
Presidente Kennedy (ES)
Reginópolis (SP)
Ruy Barbosa (BA)
São José Da Varginha (MG)
São Tomé (PR)
Três Rios (RJ)
Tuiuti (SP)

Deixe sua opinião