Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Municípios negam ter aplicado doses vencidas da AstraZeneca

Publicado

em

ás


Citada na matéria como a cidade que mais aplicou doses vencidas em Pernambuco, com 279 aplicações atrasadas no Serviço de Pronto-Atendimento Santo Cristo, no Centro, a gestão de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, se manifestou também negando a informação. Por meio de nota, a prefeitura disse ter identificado um erro de digitação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“Portanto, aos ipojucanos, a Prefeitura esclarece que todas as doses no município foram aplicadas dentro do prazo de validade. Lamentamos qualquer tipo de informação sem a checagem da informação prévia”, afirmou o texto.

No Agreste, a Secretaria de Saúde de Garanhuns, que, segundo a publicação, aplicou 110 doses dos lotes 4120Z005 e 4120Z025, informou também ter identificado erro no preenchimento das planilhas do Ministério.

De acordo com a pasta, o lote 4120Z005 foi recebido em 27 de janeiro, com 1130 vacinas válidas até o dia 14 de abril de 2021, aplicadas até o dia 5 de fevereiro, enquanto o 4120Z025 foi entregue em 4 de março, com 110 vacinas válidas até 4 de junho, e as aplicações foram feitas até o dia 10 de março.

“Constatado o equívoco na digitação, a equipe da Secretaria está trabalhando para corrigir os dados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações”, afirma a nota.

Por meio de nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) do Recife afirmou que nenhuma dose de vacina contra a Covid-19 foi aplicada fora do prazo de validade na Capital pernambucana. De acordo com o levantamento da Folha de S. Paulo, a cidade aplicou duas doses do lote 4120Z005, que venceu no dia 14 de abril, com atraso, nas policlínicas Gouveia de Barros e Albert Sabin.

A nota divulgada pela Sesau informa que as últimas doses do lote foram ministradas no dia 25 de fevereiro, portanto, antes do prazo de vencimento. O texto acrescenta que a informação da reportagem vem de um erro, “já corrigido”, durante o registro de duas doses pelo Ministério da Saúde.

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.