Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Morre médica recifense que esperava transplante de medula óssea

Familiares e amigos fizeram a campanha @todos.porjulia

Publicado

em

ás


Cinco meses após ser internada Hospital Clinic Barcelona, na Espanha, a médica recifense Julia Soares Alexandre, de 36 anos, não resistiu. À espera de um transplante de medula óssea, Julia morreu nessa última quinta-feira (22). O falecimento foi comunicado no dia seguinte pela família da médica em rede social.

Casada e mãe de uma menina de 5 anos, Julia foi internada após ser diagnosticada com aplasia medular severa, uma doença rara. Campanha idealizada por amigos e familiares de Julia – @todos.porjulia – mobilizou pessoas para fazer o teste e ver a compatibilidade. O transplante de medula óssea era a única chance de Julia sobreviver e voltar à vida normal.

A aplasia medular severa é uma doença óssea que diminui a produção de todos os grupos de células sanguíneas (hemácias, plaquetas e leucócitos), levando à anemia e ao alto risco de sangramento, com necessidade de múltiplas transfusões de sangue, além de comprometer muito a imunidade, tornando o paciente ainda mais vulnerável a infecções graves por todos os tipos de agentes infecciosos (vírus, bactérias, fungos, etc).

Segundo o Hemope, no Recife, a campanha aumentou o número de pessoas que se cadastrou no banco de dados para ser doador, porém não foi encontrada a compatibilidade.

O corpo de Julia será cremado neste domingo (25), em Barcelona, às 11h30. Na página da campanha da campanha @todos.porjulia, a família agradeceu a todos:

“Pedimos a todos orações por ela, e por todos os amigos e familiares que agora ficam com sua ausência física.

Infelizmente não deu tempo para tentar o tratamento com a medula do(a) doador(a), mas certamente os esforços pra conseguir mobilizar a sociedade por algo tão nobre e necessário, vai frutificar.

Ela deu sentido, direção, força a sua existência. O momento é de luto. O sofrimento tem fim. A saudade cristaliza. A admiração é eternizada pelo legado deixado.

A todos vocês nossa eterna gratidão!

Paz no coração e luz no entendimento.”

 

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.