Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Militares dizem ter tomado o poder na Turquia; presidente convoca população

Militares dizem ter tomado o poder na Turquia; presidente convoca população

Publicado

em

ás

Turquia

O Exército da Turquia disse na noite desta sexta-feira (15) que assumiu o poder em todo o país. Após soldados e tanques ocuparem as ruas de Istambul e Ancara, capital do país, o primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, afirmou em rede nacional que o país passa neste momento por uma tentativa de golpe militar.

Segundo relatos de testemunhas, as pontes sobre o Estreito de Bósforo, em Istambul, foram fechadas. Jatos sobrevoavam as duas cidades na noite desta sexta.

Em nota, os militares afirmam que tomaram o poder para proteger a ordem democrática e manter os direitos humanos. O comunicado, divulgado por canais de televisão turcos, afirma que todas as relações externas existentes da Turquia serão mantidas e que o Estado de direito permanecerá como prioridade.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, estava em férias na cidade turca de Marmaris. Em entrevista por celular à rede CNN de televisão, Erdogan disse que o golpe seria fruto de uma minoria dentro do Exército turco. O presidente pediu que a população do país vá às ruas contra os militares.

Imagens nas televisões e nas redes sociais mostram que manifestantes ocuparam pontos de Istambul. A transmissão ao vivo da CNN exibiu tiros sendo disparados e manifestantes buscando abrigo.

O grupo militar que tomou o poder declarou lei marcial, o que suspende as liberdades fundamentais da população, veta manifestações, censura opiniões e restringe o direito de ir e vir. Também foi decretado um toque de recolher na noite desta sexta-feira.

Há informações de que soldados fecham as duas pontes que ligam o lado asiático ao europeu de Istambul. 

A TV turca exibiu imagens de tanques no aeroporto internacional Ataturk, que foi atacado por homens-bomba há algumas semanas em um atentado que deixou 40 mortos. Os voos que partiriam do local foram cancelados. Voos que seguiam para Istambul foram desviados.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.