Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Inverno no Litoral, Mata Sul e Agreste de PE terão chuva acima da média

Há a possibilidade de chuva forte, como as de anos anteriores

Publicado

em

Imagens mostram nuvens vindas do Atlântico (Foto: Katherine Coutinho / G1)Um inverno com chuvas normais, mas com possbilidade de precipitação acima da média. Essa é a expectativa da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) para os meses de abril a junho nas regiões do Grande Recife, Matas Norte e Sul e parte do Agreste Setentrional. A previsão foi divulgada nesta sexta-feira (21), após a conclusão da primeira reunião anual do setor Leste do Nordeste, que reuniu metereologistas de diversos estados no Recife.

A partir da observação coletiva e da troca de informações com especialistas de outros estados, é possível fazer uma análise mais precisas dos próximos meses. A precipitação na região litorânea e proximidades é causada pelas nuvens que vêm do Oceano Atlântico; esse fenômeno é chamado de “distúrbio do leste”. “A atmosfera está com suas condições normais, não tem nenhum bloqueio que iniba essas chuvas, por isso vamos ter a precipitação normal do período”, explica o chefe de metereologia da Apac, Patrice Oliveira.

A normalidade da precipitação, entretanto, não exclui fenômenos vistos em anos anteriores, com grande quantidade de água em pouco espaço de tempo. “Essa chuva intensa pode ocorrer, por isso intensificamos o monitoramento nessa época do ano. Nosso objetivo é dar alertas precoces de possíveis desastres naturais”, detalha Oliveira.

Monitoramento
Um dos reforços que a Apac conta para este inverno é uma parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desatres Naturais (Cemaden), que busca instalar 92 telepluviômetros em locais de risco de desabamento. Enquanto o pluviômetro é aferido por um técnico diariamente – geralmente às 7h de cada dia -, o telepluviômetro conta com um chip e trasmite a informação de acordo com a programação, podendo ser a cada meia hora ou uma hora. (Apac)

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.