Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

II Ciclo de Capacitação chega à Zona da Mata e RMR

Na segunda rodada de capacitação, estão sendo oferecidos os cursos de Elaboração de projetos

Publicado

em

ás

 II Ciclo de Capacitação para os gestores municipais, promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), realiza a terceira e última etapa, desta vez voltada para os servidores das cidades da Zona da Mata e da Região Metropolitana do Recife. Os cursos começaram na última segunda-feira (17), seguem até a sexta-feira (21) e acontecem em uma faculdade na Zona Sul do Recife. A iniciativa faz parte de uma estratégia maior do Governo do Estado de tratar como premissa básica da gestão o apoio aos municípios. Nesta etapa, 49 gestores se inscreveram para participar dos cursos.

Na segunda rodada de capacitação, estão sendo oferecidos os cursos de Elaboração de projetos de obras e serviços e o de Sistema de gestão de convênios e contrato de repasse (Siconv). O primeiro é ministrado por Elmar Pessoa, funcionário do Tribunal de Contas de Pernambuco, e o segundo por Alexandre Marinho, do Consórcio Metropolitano de Transportes, Grande Recife. Ao todo, 40 horas aulas são dadas.   

A secretária executiva de Planejamento, Gestão e Projetos de Moreno, Patrícia Bello Cabral de Mello, vem participando dos cursos oferecidos pela Seplag e destaca a importância deste estreitamento na relação entre Estado e municípios. “É uma iniciativa extremamente necessária para o dia a dia de uma gestão pública. Trabalho na Secretaria de Obras e, por conta da escassez de recursos, nossa estrutura é restrita. Estes cursos ajudam muito na execução das obras. A cobrança da população é grande, com isso temos que ter certa agilidade nas demandas”, afirmou Patrícia.

Já a diretora de Obras de Paulista, Fernanda Pontes Viegas,  diz que o atual momento é muito difícil e os municípios precisam encontrar alternativas para realizar os investimentos.  “A dificuldade está muito grande e, se a parceria com o Estado não estivesse acontecendo em alto nível, nossa situação estaria muito pior. Fiz os outros cursos e agora estou aqui de novo para aperfeiçoar meus conhecimentos”, disse a servidora municipal.

 

No I Ciclo, o Instituto de Gestão Pública de Pernambuco Governador Eduardo Campos, responsável pela organização do projeto, já havia oferecido cursos de contratação e fiscalização de obras, captação de recursos e realização de convênios. O terceiro módulo já foi definido e trará cursos sobre modelo de gestão e elaboração de orçamentos. O quarto módulo acontece até o fim do ano. A Seplag analisa a possibilidade de que eles tratem sobre a gestão de resíduos sólidos.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.