Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

HEPATITE MISTERIOSA: internada no Imip, menina de 3 anos é o terceiro caso notificado em Pernambuco da doença grave

Publicado em

às

HEPATITE MISTERIOSA: internada no Imip, menina de 3 anos é o terceiro caso notificado em Pernambuco da doença grave

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) divulgou, na tarde desta quarta-feira (11), que notificou ao Ministério da Saúde o terceiro caso suspeito de hepatite aguda grave de origem desconhecida no Estado.

A paciente é uma menina de 3 anos de idade, que mora no município de Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco. Ela foi encaminhada para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, área central do Recife, onde está internada desde o último dia 3 de maio.

A criança, que apresentou quadro de febre, aumento do volume abdominal e icterícia (pele amarelada), recebe assistência na enfermaria da Imip. Na instituição, ela também realiza exames complementares.

Entre os outros dois casos suspeitos em Pernambuco, já divulgados esta semana, está um menino de 1 ano, residente no município de Toritama, no Agreste, que foi acompanhado no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Ele recebeu alta hospitalar no dia 6 deste mês.

Além dele, há um adolescente de 14 anos, residente no município de Salgueiro, no Sertão do Estado, que estava internado no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Ele foi transferido, na terça-feira (10), para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central da capital pernambucana.

Os médicos devem ficar em alerta para esta situação emergente e precisam ficar atentos às crianças que apresentam sinais e sintomas “potencialmente atribuíveis à hepatite que podem exigir testes de função hepática”, diz o alerta da SES.

Entre os sintomas, estão descoloração da urina (escuro) e/ou fezes (pálido); icterícia; prurido; artralgia (dor nas juntas); mialgia (dor muscular); pirexia (febre); náuseas, vômitos ou dor abdominal; letargia (cansaço com diminuição da energia, da capacidade mental e da motivação); e/ou perda de apetite.

Copyright © - 2022 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.