Nos siga nas redes sociais

Brasil

Governo Bolsonaro aprova Auxílio Brasil, mas propostas para geração de emprego não saem do papel

Publicado em

às

Governo Bolsonaro aprova Auxílio Brasil, mas propostas para geração de emprego não saem do papel

O governo aposta no novo Auxílio Brasil como vitrine econômica para o ano que vem, quando o presidente Jair Bolsonaro pretende concorrer à reeleição, mas não conseguiu deslanchar políticas de incentivo à geração de empregos que sempre foram uma bandeira do ministro da Economia, Paulo Guedes. O Brasil tem hoje mais de 14 milhões de desempregados.

Especialistas avaliam que o governo foi bem-sucedido ao agir rápido na pandemia com os programas de redução de jornada e salários para evitar um corte maior de vagas formais, mas não conseguiu ir muito além de ações assistenciais emergenciais.

Os programas para incentivar contratações que previam menos encargos e menor proteção trabalhista a jovens e maiores de 55 anos — justamente os grupos com mais dificuldade de obter emprego — não foram adiante no Congresso.

Assim como os planos de Guedes para incentivar a qualificação profissional não saíram do papel. E quase 100 dias após a recriação do Ministério do Trabalho e Previdência, sob o comando de Onyx Lorenzoni, o governo não anunciou nenhuma medida para enfrentar o alto desemprego.

Segundo o economista Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais da FGV, entre 2019 e meados deste ano, os rendimentos das famílias encolheram 9,4%. Entre os mais pobres, que têm mais dificuldades de encontrar trabalho, o recuo foi de 21,5%.

— Não tivemos nenhuma mudança institucional no mercado de trabalho para facilitar a colocação de jovens. Durante a pandemia, eles foram muito prejudicados no processo de aprendizagem e terão maior dificuldade para conseguir uma vaga — observa o pesquisador.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.