Nos siga nas redes sociais

Esportes

Futebol também é “programa de índio” assista o vídeo

Gavião Kyikatejê é o primeiro time de origem indígena do Brasil a jogar a divisão principal de um estadual

Publicado

em

ás

Domingo, 12 de janeiro de 2014. Em campo, o Gavião Kyikatejê estreava na primeira divisão do campeonato paraense. Apesar da derrota por 2×1 para o Paysandu, o clube fez história. Foi a primeira equipe de origem indigena a jogar a primeira divisão de um campeonato estadual. Nas arquibancadas do estádio da Curuzu, em Belém, cerca de 100 índios com penachos e caras pintadas. Orgulho estampado no rosto. Um time que representa uma tribo inteira.

Fundado em 2008, na Tribo Kyikatejê, a cerca de 580 quilômetros de Belém, o Gavião começou como um projeto social para os índios. Através do esporte, queria que a tribo tivesse a mesma oportunidade de participar de iniciativas de inclusão social. Fizeram muito mais que isso.

A equipe tem quatro jogadores da tribo que dá o seu nome. Um deles, o atacante Aru, marcou o gol na derrota contra o Paysandu, além de ter marcado oito gols na primeira fase da competição. Não dá para se esperar que a equipe vá ser campeã paraense. E nem precisa. Já fez história deixando para trás equipes tradicionais, como São Raimundo e Águia de Marabá. Na estreia, só perdeu para o Papão aos 46 minutos do segundo tempo. Precisa provar mais alguma coisa?

Abaixo, um documentário sobre a equipe, antes de subir para a primeira divisão do paraense:

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.