Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Fundação Terra inaugura Centro de Recuperação para dependentes químicos

Parceria com a Prefeitura de Arcoverde oferecerá serviço na região

Publicado em

às

 

A Fundação Terra, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Arcoverde, inaugurou o Centro de Especialização em Recuperação de Dependentes Químicos (Caps AD III – Álcool e Droga), no distrito de Mimoso. O Caps AD III será gerenciado pela Fundação Terra, presidida pelo Pe. Airton Freire.  Devido aos constantes apelos de familiares de dependentes químicos, o Padre Airton Freire verificou a necessidade de instalação de serviços de auxílio a usuário de drogas na região.  A inauguração contempla o 1º serviço a ser ofertado gratuitamente à população, pelo SUS, com a capacidade inicial de atendimento limitada, pois alguns espaços se encontram em fase final de construção.  Está prevista para abril a expansão dos atendimentos, com a inauguração do 2º serviço, denominado Terra Terapêutica, que oferecerá atendimento privado (particular).

Localizado no Sítio Mimoso, a 16 km de Arcoverde, o Centro de Especialização em Recuperação de Dependentes Químicos (Caps AD III – Álcool e Droga) terá abrangência regional, atendendo a treze municípios da região do Moxotó. São eles: Arcoverde, Manari, Inajá, Tacaratu, Jatobá, Petrolândia, Custódia, Venturosa, Buíque, Sertânia, Pedra e Tupanatinga.

Este será o primeiro estabelecimento da região a oferecer este tipo de serviço. A previsão é que, inicialmente, sejam realizados cerca de 80 atendimentos pelo SUS (40 manhã e 40 tarde), acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por psicanalistas, psiquiatra,  clínico geral, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros profissionais.

Serão 12 leitos, em caso de internação, porém a princípio com funcionamento diurno e posteriormente com o noturno, quando o paciente, por lei, pode permanecer albergado por 14 dias. O estabelecimento é destinado a proporcionar atenção integral e contínua a pessoas do sexo masculino com transtornos decorrentes do uso abusivo e da dependência de álcool e outras drogas, com funcionamento durante 24 horas do dia, inclusive, feriados e finais de semana. “Queremos oferecer um suporte medicamentoso, psicoterápico, de orientação, na perspectiva da redução de danos e oportunizar um novo direcionamento de vida do indivíduo”, esclarece a secretária municipal de Saúde Andréia Britto.

Apesar de existir na rede de saúde de Arcoverde um Caps de transtorno e um ambulatório municipal, é detectada uma carência na cobertura desse tipo de serviço, pois apenas cinco dos 13 municípios que compõem a VI Geres apresentam essa modalidade de assistência.  De acordo com a prefeita de Arcoverde Madalena Britto, o funcionamento da rede de saúde mental instalada era insuficiente para o acolhimento e tratamento local da demanda de usuários de álcool e outras drogas, sendo necessários encaminhamentos e acompanhamentos em outros setores e outros municípios.

Parcerias – Uma obra social não avança sem cooperação e solidariedade. A parceria entre a Fundação Terra e a Prefeitura Municipal de Arcoverde foi concretizada com a aprovação do Ministério da Saúde, que repassará recursos para a prefeitura apoiar na manutenção da unidade. O espaço possui seis quilômetros de extensão e abrigará também a Terra Terapêutica. São duas casas diferentes. Uma para pacientes do SUS e a outra com atendimentos privados, mas com a mesma qualidade de serviços e objetivo: zelar pela vida das pessoas com dependência química.

No local haverá atividades agrícolas e pecuárias em parceria com UFRPE, assim como, atividades esportivas e oficinas de arte. “Este é um novo modelo de assistência. A união do tratamento terapêutico com atividades laborais, esportivas e, se for da preferência do paciente, acompanhamento religioso também”, destaca a coordenadora do Terra Terapêutica Graça Barros.

Doações são bem-vindas, pois os recursos repassados vão suprir parte das despesas do projeto. Quem quiser e puder ajudar a manter a Terra Terapêutica e o CAPS ADIII pode se informar pelo e-mail: captacao.ft.arcoverde@hotmail.com  ou 87- 3821-1542. “

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.