Nos siga nas redes sociais

Política

Fórum de Caruaru suspende decisão e vereadores não podem voltar à ativa

Impedimento ocorre porque existe o afastamento por 180 dias.

Publicado

em

Os cinco vereadores investigados pela Operação Ponto Final II não podem retornar imediatamente aos cargos, como determinou um desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

A afirmação é da assessoria do Fórum de Caruaru, no Agreste pernambucano. O impedimento se dá porque existe o afastamento deles e de outros cinco parlamentares, por 180 dias, decidido em dezembro pela Vara da Fazenda Pública, quando ocorreu a Operação Ponto Final I. Nesta jurisdição, eles são acusados de improbidade administrativa e os advogados de defesa já entraram com recurso contra isto.

A decisão do retorno de Averaldo Neto, Val das Rendeiras, Jadiel Nascimento, Evandro Silva e Val de Cachoeira Seca foi proferida pelo desembargador Gustavo Lima, da Câmara Criminal. Para ele, “embora haja na decisão indícios da prática de crime pelos impetrantes, não existem dados concretos a indicarem que eles se utilizarão dos cargos eletivos para praticarem crimes. Neste ponto, parece-me, há uma mera presunção do julgador”.

 

Em documento, o desembargador afirma ainda que “o fato de estarem afastados dos cargos em nada impede que os impetrantes possam intimidar testemunhas, caso queiram fazê-lo. Tal hipótese, portanto, não se mostra apta a autorizar o afastamento, por se mostrar dissociada da finalidade pretendida, ou seja, a garantia da instrução criminal”. Outro ponto destacado por Gustavo Lima é econômico: “o afastamento dos impetrantes vem repercutindo de forma negativa nas finanças do Município de Caruaru, dada a substituição dos vereadores titulares por suplentes, com evidente majoração nas despesas ordinárias da Câmara dos Vereadores” disse .(G1 Caruaru)

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.