Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Estudo indica pico de coronavírus no Brasil nesta semana e estabilidade de casos em julho

A projeção leva em consideração o atual quadro de isolamento social, medidas de higiene e quantidade de testes aplicados. Se tudo continuar como está, a pandemia deve ‘estacionar’ em cerca de um mês

Publicado

em

ás

O pico da pandemia do novo coronavírus, ou seja, curva mais alta de casos confirmados, deve acontecer nesta semana no Brasil, conforme estudo matemático de pesquisadores da Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Marinha do Brasil e Universidade de Bordeaux, na França. O modelo denota que o número de registros deve começar a se estabilizar em julho, ao alcançar um patamar de 370 mil. Este número pode chegar a 1 milhão, se forem levados em consideração os casos não reportados. As informações são do Estado de S. Paulo.

A projeção leva em consideração o atual quadro de isolamento social, medidas de higiene e quantidade de testes aplicados. Ou seja, se tudo continuar como está, a pandemia deve ‘estacionar’ em cerca de um mês. Entretanto, cientistas alertam que é mais provável que quarentena seja relaxada e o número de testes aumente, o que deve ampliar o número de casos pela covid-19.

“Depois do pico, o número de casos acumulados continua crescendo, ele não para de crescer, mas o País vai reportando cada vez menos casos, e a curva começa a mostrar uma tendência de queda”, explica o pesquisador Renato Cotta, professor titular da Coppe/UFRJ e consultor técnico da Marinha do Brasil. “Se tivéssemos o cenário de hoje congelado, chegaríamos ao dia 150 da pandemia, em 18 de julho, com 368 mil casos.”

O modelo não calcula o número de mortes, mas a mortalidade do novo coronavírus no Brasil está em 6,7%, o que resultaria em 25 mil mortes até o fim de julho.

[veja_tambem]

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.