Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Em três meses Pernambuco registra quase 1.000 homicídios

982 homicídios, em três meses, numa tendência de crescimento que se mantém há mais de um ano.

Publicado

em

ás

Foto: Marcos Pestana/Fotos Públicas

Foi por pouco: 982 homicídios, em três meses, numa tendência de crescimento que se mantém há mais de um ano. Não é admissível, sob nenhuma justificativa, que em 90 dias o governo de Pernambuco tenha contado quase 1.000 homicídios. Não foi para isso que, há quase sete anos, a Secretaria de Defesa Social concebeu, desenvolveu e geriu o programa Pacto Pela Vida. Custou caro demais ao contribuinte para que o pacote de tecnologia gerado não esteja sendo mais suficiente para barrar a tendência de alta dos chamados CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais), esse neologismo que as autoridades policiais inventaram para designar o homicídio.

Há indicações do que pode estar acontecendo: o fracasso do movimento de greve no governo João Lyra – quando policias voltaram às delegacias sem obter nenhum ganho –, devido à impossibilidade legal de o governo reajustar salários; a perspectiva de que, este ano, não seja possível nenhum reajuste, devido à crise nas contas do Estado; e, é claro, as dificuldades de pagamentos dos bônus de performance, cujas metas não foram atingidas, exatamente pela falta de caixa.

Mas a questão da redução das gratificações e falta de melhoria de salários não explica tudo. Há, paralelamente a isso, o crescimento dos índices dos crimes de menor potencial e a desmobilização das ações. Nos últimos anos, o Pacto pela Vida recebeu investimentos grandes demais para que agora seja desacreditado só por falta de recursos ou de compromisso da tropa. E esse talvez seja um desafio que exigirá do governador Paulo Câmara o gesto de assumi-lo, inclusive, pessoalmente.

Por Fernando Castilho
Na coluna JC Negócios, do Jornal do Commercio desta quinta-feira (2).

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.