Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Em Pernambuco, variante delta predomina em novo sequenciamento genético

Publicado em

às

Foto: Heudes Regis/SEI Data: 25-02-2021 Ass: Covid19: Coletiva com o secrtério André Longo

As análises mais recentes feitas pelo Instituto Aggeu Magalhães, da Fiocruz, mostram que a variante delta da Covid-19 é predominante entre as amostras coletadas no estado. Dos 176 pacientes positivos para o novo coronavírus que passaram por sequenciamento genético, 154 (87,5%) apresentaram a variante delta ou suas sublinhagens.

Por nota, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que esta é a primeira vez que é encontrada uma predominância de casos da variante delta no estado em uma amostragem acima de cem casos. Ele afirmou que, apesar do resultado, não foi percebido nenhum aumento de casos ou da procura por internação nos últimos meses.

A coleta das amostras foram feitas entre agosto e setembro deste ano. Até o último sequenciamento, divulgado no dia 2 de setembro, com amostras feitas entre 15 de julho e 19 de agosto, era predominante em Pernambuco casos da variante gama, também conhecida como P.1.

Os pacientes da última amostragem são moradores dos municípios de Amaraji, Araripina, Caruaru, Cupira, Escada, Gravatá, Jataúba, Lagoa Grande, Moreno, Paudalho, Petrolina, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano, São Lourenço da Mata, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte e Terra Nova.

Também foram checadas amostras de moradores de Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte, Juazeiro, na Bahia, da capital de São Paulo que estavam no estado.

O secretário de Saúde reforçou que a estabilidade nos números de casos da Covid-19 só é possível por conta da vacinação. Ele reforçou a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19 e pediu que as pessoas continuem usando nota e respeitando os protocolos.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.