Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Desastre ambiental: manchas de óleo matam espécies em extinção no litoral do Nordeste

Desastre ambiental: manchas de óleo matam espécies em extinção no litoral do Nordeste

Publicado

em

Desde  o início do mês de setembro, o litoral do Nordeste, cartões postais da região e verdadeiros santuários ecológicos, começou a ser invadido por manchas escuras, já identificadas como petróleo cru. Segundo os números atualizados nessa quinta-feira, 03, pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a sujeira atinge 124 praias nos 9 estados nordestinos. 

Ao alcançar o litoral, as manchas atingem e matam espécies em extinção, produzindo imagens dramáticas de animais que agonizam e morrem em contato com a substância. 


Segundo o monitoramento da fauna feito pelo Ibama, pelo menos 12 animais foram atingidos pelo óleo, entre tartarugas-verde, tartarugas-oliva e um exemplar da ave bobo-pequeno. As duas primeiras sofrem risco de extinção. A maior parte dos animais foi achada sem vida.

A Chelonia Mydas, conhecida popularmente como tartaruga-verde, é classificada no índice Vulnerável (VU)  à extinção pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) com base nos dados do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade. O animal chega a medir 143cm e pesar 160kg. Foram encontradas espécies mortas em praias de Fortaleza (CE) e do Rio Grande do Norte. 

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Desenvolvido por avanzzada