Nos siga nas redes sociais

Entretenimento

Crianças que passam mais de uma hora por dia com videogames têm QI mais alto, diz estudo

Publicado em

às

Nova pesquisa mostrou que os pequenos gastam aproximadamente uma hora por dia nos jogos eletrônicos

O número cada vez maior de horas dedicadas por crianças em jogos online pode preocupar mães e pais, porém um novo estudo indica um efeito positivo dos videogames para os mais novos: eles são capazes de aumentar a inteligência. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Amsterdam, na Holanda, e do Instituto Karolinska, na Suécia, publicada na revista Scientific Reports nesta semana.

A pesquisa concluiu que, em média, a criança passa uma hora por dia jogando videogames e, durante dois anos, aqueles que aderiam à prática por mais tempo apresentaram um aumento de aproximadamente 2,5 pontos de QI maior em relação aos demais.

Por outro lado, o hábito de assistir à televisão ou a vídeos online, que ocupou cerca de 2 horas e meia do dia das crianças; e a utilização das redes sociais, que ocupou cerca de meia hora, não apresentaram diferenças significativas no índice de inteligência estipulado pelos cientistas.

Para chegar a esse resultado, eles analisaram dados e conduziram testes com 5.374 crianças em dois momentos: um quando elas tinham idades de 9 e 10 anos e dois anos depois, quando elas tinham 11 e 12. Nas sessões, foram avaliadas habilidades cognitivas gerais para medir o índice de inteligência, um parâmetro criado pelos pesquisadores. As tarefas envolveram compreensão de leitura e vocabulário, atenção, memória e autocontrole, processamento viso-espacial – a capacidade de imaginar objetos tridimensionais, por exemplo – e aprendizado ao longo de uma série de tentativas.

Além disso, as crianças responderam um questionário em que relataram o tempo gasto normalmente durante um dia na semana, e um no fim de semana, realizando as seguintes atividades: assistindo a séries ou filmes; vendo vídeos online; jogando videogames; mandando mensagens; utilizando redes sociais e realizando videoconferências.

Reportagem completa no site do Mais Goiás – link na bio.

Da agência O Globo |

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © - 2022 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.