Nos siga nas redes sociais

Mata Sul

Compesa implanta calendário provisório em Ribeirão, após açude entrar em pré-colapso

A medida será de forma emergencial e provisória, até o mês de novembro.

Publicado em

às

(Foto: Banco de Imagens Externas da Agência Senado/Pedro França)

Com a aproximação do verão e as altas temperaturas, além das poucas chuvas registradas neste último inverno, o açude Ingaí já não consegue contribuir com o abastecimento de água do município de Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco. Estando atualmente com apenas 5% da sua capacidade de armazenamento, a Compesa precisou suspender a operação desse manancial e, por isso, foi necessário alterar o calendário de distribuição para dois setores da cidade, dos três existentes. A medida será de forma emergencial e provisória, até o mês de novembro, quando deve ser finalizada a instalação de um conjunto motobomba próximo à Estação Elevatória Ditoso, o outro manancial que atende Ribeirão, quando a oferta de água poderá ser ampliada.

De acordo com o novo calendário, a área de Rio Branco, que recebia água todos os dias, passará para 36 horas com água e 60 horas sem. Já a região de Guararapes terá água em um esquema de 60 horas com X 36 horas sem. Segundo o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Stive Falcão, apenas com a vazão do riacho Ditoso, não é possível manter o atual calendário. “Com a operação da captação provisória no riacho Ditoso, vamos recuperar a produção de 30 litros de água por segundo do riacho Ingaí e, assim, retomaremos a distribuição pelo calendário antigo”, afirmou. O gestor lembra que essa captação deve ser utilizada até o período de chuvas do próximo ano.

Outra ação que está sendo estruturada para reforçar o abastecimento em Ribeirão, é a realização de uma obra, a partir do rio Amaraji, às margens da BR-101 Sul, localizada a menos de dois quilômetros da Estação de Tratamento de Água de Ribeirão. Nesse projeto, que prevê a implantação de um novo sistema de abastecimento, serão investidos R$ 1,3 milhão, devendo as intervenções serem iniciadas em janeiro de 2022 e finalizadas em junho deste mesmo ano. A obra consiste na construção de uma adutora de dois metros de extensão e vai propiciar um incremento de até 150 litros de água por segundo, além da construção de nova estação elevatória e melhorias na estação de tratamento, intervenções que, quando concluídas, permitirão uma significativa melhoria no abastecimento da cidade.

Para saber sobre o novo calendário, os clientes podem ligar para o canal de atendimento da empresa, o 0800 081 0195, ou acessar o site www.compesa.com.br. Nele, buscar a Loja Virtual, depois entrar na aba Calendário de Abastecimento e, por fim, digitar o endereço completo.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.