Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Com chegada da Coronavac, Pernambuco fará mobilização para 2ª dose em atraso

Publicado

em

ás

(Foto: Divulgação/Miva Filho/SES-PE)

Neste final de semana, os municípios pernambucanos estarão mobilizados para vacinar a população que ainda precisa finalizar o esquema vacinal contra a Covid-19 com a segunda dose da vacina da Coronavac/Butantan. A ação será possível com o recebimento, previsto para a manhã desta sexta-feira (18/06), de 65 mil doses do imunizante, que será enviado às cidades pernambucanas logo após a conferência e separação pelo Programa Estadual de Imunização (PNI-PE). Ao todo, 73 municípios que afirmaram precisar do insumo serão contemplados neste recebimento, totalizando 49.250 doses. Ou seja, serão sanados todos os pedidos. O saldo restante será destinado ao estoque estratégico do PNI-PE, para ajustes futuros que ainda possam ser necessários.

A decisão de fazer a mobilização ocorreu após uma reunião, na manhã desta quinta (17/06), entre o Estado e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE). A orientação é que, além de aplicar a segunda dose em atraso da Coronavac, também haja a convocação daqueles que ainda não foram procurar a segunda dose da Astrazeneca e também já passaram do período preconizado, de três meses após a primeira dose.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reforça a importância da população verificar nos canais oficiais do seu município como será a estratégia no final de semana, como os dias, horários e locais que farão o acolhimento do público. “Diante do recebimento destas doses, que zeram o déficit de 2ª dose da Coronavac em nosso Estado, iremos fazer, neste final de semana, uma grande mobilização para vacinar o máximo de pessoas com a segunda dose em atraso. Gostaria de destacar, mais uma vez, que o atraso na segunda dose não tira a validade da primeira. E é essencial completar o esquema vacinal com a segunda dose para se proteger. Por isso, aproveite a mobilização dos municípios neste final de semana”, frisou André Longo na coletiva de imprensa online realizada na tarde de hoje.

“Também gostaria de ressaltar que todas as vacinas inclusas na campanha são seguras e eficazes. As reações, que podem ocorrer, são normais, mas leves e transitórias. Por isso, não acredite em fake news e garanta sua proteção”, ratificou o gestor. Ao todo, Pernambuco já tinha encaminhado, entre maio e junho, 61.670 doses extras para os municípios que informaram falta da segunda dose da Coronavac/Butantan.

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.