Cidades

Governo federal reconhece situação de emergência em Maraial e São Benedito do Sul por conta das chuvas

Em | Da Redação

Atualizado em

Governo federal reconhece situação de emergência em Maraial e São Benedito do Sul por conta das chuvas
Foto: Reprodução/WhatsApp

Na última sexta-feira (15/07), a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 16 municípios dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina em decorrência de desastres naturais.

Dos 16 municípios, 10 foram atingidos por chuvas intensas. As cidades afetadas foram: Colônia Leopoldina, Maragogi e RioLargo, em Alagoas; Brejão, Maraial, Saloá e São Benedito do Sul, em Pernambuco; e Pedro Velho, São Pedro e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Os municípios de São Paulo de Olivença e Tonantins, no Amazonas, e Porto de Moz, no Pará, registraram inundações, enquanto Alfredo Wagner, em Santa Catarina, foi atingido por enxurradas.

A Portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Além dos reconhecimentos federais desta sexta-feira, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais 26 municípios atingidos por desastres naturais nesta semana, totalizando 42 municípios. Na semana passada, mais 59 estados de emergência foram reconhecidos.

Os municípios que têm a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada no restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados. O estado de emergência é reconhecido após o prefeito ou governador da área afetada realizar uma solicitação, que pode ser feita no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Prevenção

O cidadão tem à sua disposição um serviço que pode ajudar a evitar tragédias causadas por chuvas e deslizamentos. Por meio de mensagem SMS, a Defesa Civil Nacional envia alertas com informações antecipadas dos riscos de desastres e de eventos adversos para a região onde a pessoa mora.

Para se cadastrar no serviço, o cidadão deve enviar um SMS para o número 40199 com o CEP da sua residência ou área que deseja monitorar. O cadastro é instantâneo e o usuário recebe uma confirmação de que o seu celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.

O serviço é gratuito e para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads