Brasil

Equipe da Defesa Civil Nacional irá a Alagoas acompanhar ações para reduzir danos causados pela chuva

Em | Da Redação

Atualizado em

Equipe da Defesa Civil Nacional irá a Alagoas acompanhar ações para reduzir danos causados pela chuva
Foto: Ascom/Marechal Deodoro

Imagens aéreas mostram elevação do nível do rio Mundaú em Murici, Alagoas — Foto: Grupamento aéreo/ SSP-AL

– Uma equipe da Defesa Civil Nacional será deslocada nas próximas horas para apoiar os municípios atingidos pelas fortes chuvas que caíram sobre o estado de Alagoas na última sexta-feira (1º) e que também causaram elevações nos níveis de rios. Os técnicos fazem parte do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), liderada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, e vão atuar diretamente no planejamento de ações para a mitigação dos impactos dos desastres.

Além disso, as Forças Armadas e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão apoiar as ações de socorro e assistência humanitária, o que se dará por meio do uso de veículos e aeronaves, além do emprego de efetivo. Os Ministérios da Cidadania e da Saúde também foram contatados para, no âmbito das suas competências, prestarem apoio aos municípios atingidos.

“As fortes chuvas da última noite atingiram diversos municípios do estado de Alagoas, havendo registros de transbordamento de mananciais e de desbarrancamento. O Ministério do Desenvolvimento Regional imediatamente mobilizou equipe multidisplinar da Defesa Civil Nacional para prestar apoio aos municípios atingidos. Igualmente, acionamos órgãos parceiros para auxiliar nas ações de resgate, salvamento e assistência humanitária”, explica o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.

Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) atua no monitoramento constante de possíveis ocorrências nas localidades. A Defesa Civil Nacional também está em constante contato com as Defesas Civis estaduais e municipais.

As cidades que registraram desastres são Atalaia, Branquinha, Cacimbinha, Cajueiro, Capela, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Jundiá, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Paulo Jacinto, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Lage, Satuba, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa.

Da redação do PortalPE10, com informações Agencia Brasil

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads