Cidades

Covid-19: apenas 35% das crianças de 5 a 11 anos completaram o esquema vacinal em Pernambuco

Em | Da Redação

Atualizado em

Covid-19: apenas 35% das crianças de 5 a 11 anos completaram o esquema vacinal em Pernambuco
FOTO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Nesta semana, Pernambuco começa a vacinar as crianças de 4 anos contra a covid-19. No entanto, somente 35% das que têm entre 5 e 11 anos já completaram o esquema vacinal no Estado e 59,07% tomaram a primeira dose, ainda que haja imunizantes suficientes para todas elas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O índice também segue baixo no Recife, com 40,46% da faixa etária com a imunização completa.

A imunização do grupo foi anunciada em 5 de janeiro de 2022 após resistência do Ministério da Saúde (MS), que chegou a criar consulta pública e considerar pedir receita médica para aplicar a vacina – a principal forma de combater a doença. A vacinação infantil já havia recebido aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) 20 dias antes.

O grupo começou a ser imunizado em 15 de janeiro em Pernambuco – inicialmente, para crianças com doenças neurológicas e/ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para síndrome de Down e autismo. O imunizante usado foi apenas o da Pfizer até 21 de janeiro, quando o MS permitiu o uso da CoronaVac/Butantan para pessoas a partir de 6 anos.

No mesmo mês, a capital pernambucana já havia aberto o agendamento para todas as crianças acima dos 5 anos. Mesmo assim, até essa segunda-feira (18), só 68,25% delas tinham recebido a primeira dose na cidade, o que representa 108 mil das mais de 159 mil aptas.

Os índices se mantêm baixos em outras cidades do Grande Recife. Em Olinda, por exemplo, 34,43% dessas crianças receberam as duas doses, e 58,71% receberam a primeira. Em Jaboatão dos Guararapes, a preocupação aumenta: 25,79% dos pequenos de 5 a 11 anos estão com a proteção completa, enquanto só 51,43% receberam a primeira dose.

Segundo a SES-PE, “todos os municípios estão abastecidos com imunizantes para esta faixa etária”. Quando questionada sobre ações de conscientização, a pasta respondeu que “cada cidade e secretaria municipal de saúde têm autonomia para realizarem suas ações estratégicas para atingir a cobertura necessária neste grupo.”

A superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, chamou atenção para a baixa cobertura vacinal das crianças. “A meta mínima do público formado por crianças entre 5 a 11 anos é de 90%. Estamos avançando e oferecendo a proteção para mais crianças, porém não podemos esquecer dos públicos anteriormente autorizados”, afirmou.

A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que haja 1,1 milhão de crianças de 5 a 11 anos em Pernambuco.

“A SES-PE estimula que os gestores municipais realizem busca ativa dos munícipes a serem vacinados ou que já tenham iniciado seus esquemas, a fim de que completem o esquema. Entre as ações estão visitas porta a porta, mobilização junto aos pais e responsáveis, em locais de grande circulação de público (em feiras livres, praças, terminais de ônibus), escolas, etc, como forma de oportunizar o acesso da população”, pontuou.

O Recife afirmou que desde janeiro deste ano criou estratégias para acelerar a imunização deste grupo, como o Parquinho da Vacina e a vacinação itinerante infantil, que leva a vacina para as comunidades e outros locais da capital, como shoppings, parques e mercados públicos, sem necessidade de agendamento.

Olinda e Jaboatão também foram questionadas sobre quais ações têm feito para ampliar a vacinação infantil. Esta matéria será atualizada quando novas respostas forem enviadas.

Começa vacinação para crianças de 4 anos

O Governo de Pernambuco liberou, nessa segunda-feira (18), a vacinação para crianças com 4 anos de idade com a CoronaVac/Butantan, após liberação do Ministério da Saúde (MS). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia autorizado o uso do imunizante em 13 de julho.

Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Igarassu iniciaram a vacinação desse público infantil já nesta terça-feira (19). Recife e Camaragibe iniciam nesta quarta-feira (20).

A autorização da Anvisa contemplou também crianças de 3 anos, mas a SES-PE afirmou que começaria somente com as de 4 anos diante da preocupação com o “quantitativo de estoque e a incerteza quanto à expectativa de envio” de novas doses.

No Estado, o público estimado é de 154.355 pessoas com 4 anos de idade e 149.786 crianças com 3 anos. Os gestores municipais informaram ao Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE) possuírem em seus estoques um total de 323.452 doses do imunobiológico da Coronavac/Butantan. As doses devem ser utilizadas para proteção em primeira e segunda aplicação, com intervalo de 28 dias entre elas.

“O PNI está em contato com as cidades, com as Gerências Regionais de Saúde (Geres) e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems) para realizar o esforço operacional necessário para que os municípios com menos doses possam ofertar o imunizante para sua população”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Da redação do PortalPE10, com informações do JC Online.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads