Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Chuvas: Barreiros e Rio Formoso estão entre os mais atingidos

Municípios como Barreiros e Rio Formoso estão entre os mais atingidos. Até mesmo o acesso à área, na PE-60, está prejudicado após a queda de várias árvores

Publicado

em

ás


As chuvas que caem desde a noite da terça-feira (28) estão castigando cidades da Mata Sul de Pernambuco. Municípios como Barreiros e Rio Formoso estão entre os mais atingidos. Até mesmo o acesso à área, na PE-60, está prejudicado após a queda de várias árvores. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta válido por 24 horas para a possibilidade de chuvas moderadas a fortes na Mata Sul do estado.

Os moradores de Barreiros vivem no temor de novas enchentes, como as que devastaram a localidade em 2010 e 2017. Segundo o governo do estado, até o momento, em Barreiros há o registro de 100 famílias desalojadas. “A situação está crítica. Cinco bairros foram atingidos e mais de 350 casas foram afetadas. Houve deslizamento de barreiras, queda de árvores e postes”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Barreiros, Mário Joaquim.

Um dos pontos mais atingidos foi o bairro de Santa Gorete, perto do Centro da cidade. “A gente perdeu quase tudo, só deu tempo de tirar o necessário. Aqui moram por volta de 30 famílias e alagou tudo. Estamos indo para a casa de parentes”, afirmou um morador. Segundo a Apac, em Barreiros choveu 213mm em apenas 24 horas. A média histórica para o mês de maio no município é de 283 mm.


Outra cidade bastante atingida foi Rio Formoso. “Chove desde ontem, mas por volta das 5h começou a engrossar. Algumas casas já estão com água entrando e o pessoal já começou a carregar os móveis. Todos estão com medo”, conta o autônomo Erisvaldo Ataíde, morador da cidade. De acordo com dados da Apac, já choveu 124mm no município nas últimas 24 horas.

A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), enviou uma equipe para desobstruir o trecho da PE-60, nas proximidades da reserva ecológica de Saltinho, município de Tamandaré, onde houve a queda de uma árvore. A rodovia está com fluxo de veículos bloqueado nos dois sentidos. Com relação, à PE-96, que vai de Barreiras a Palmares, o DER informa que está encaminhando uma equipe para verificar a queda de barreira nas imediações do Engenho Piaba e realizar a remoção do material que deslizou para a pista.

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10.