Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Cerca de 90 pessoas em Gameleira foram vacinadas contra a Covid-19 com doses vencidas da AstraZeneca

Em todo País foram pouco mais de 26 mil pessoas vacinadas com doses fora do prazo de validade.

Publicado

em

(Foto: Reprodução)

Pelo menos 90 doses de vacinas contra Covid-19 vencidas foram aplicadas em Gameleira, na Mata Sul de Pernambuco, de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde. O erro vacinal ocorreu aproximadamente em 96 municípios pernambucos. Em todo País foram pouco mais de 26 mil pessoas vacinadas com doses fora do prazo de validade, conforme reportagem trazida, nesta sexta-feira (02), pela Folha de S.Paulo.

De acordo com a Folha de S.Paulo, até o dia 19 de junho, as vacinas com o prazo vencido tinham sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. Lidera nessa estatística, o município de Maringá (Paraná). No local foram vacinadas 3.536 pessoas com a AstraZeneca fora da validade.

Pernambuco aparece entre os estados que vacinou com doses vencidas entre 801 e 1500 doses. Na Zona da Mata Sul, o município de Gameleira lidera com 90 doses aplicadas. Outros municípios da região também aparecem na lista como Joaquim Nabuco, Catende, Cortês, Rio Formoso, Sirinhaém, como observou o PortalPE10.

Em resposta a Folha de S.Folha, o Ministério da Saúde disse faz o acompanhamento dos prazos de validade das vacinas que recebe e que encaminha aos estados. Além disso, informou que os estados devem, assim que recebem, encaminhar aos municípios para suas gerências.

Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PE) encaminhou nota, que diz: “A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que já entrou em contato com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE) para acionar os municípios que tiveram registro no sistema de aplicação de doses vencidas para que o gestor municipal, responsável pela aplicação das doses na população, avalie os casos, para verificar se a informação procede ou se foi erro de digitação, e faça a busca ativa das pessoas que efetivamente foram imunizadas com doses fora da validade. Destaca-se que, até o momento, Pernambuco aplicou mais de 4,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. O possível erro vacinal (1.268 doses), que precisa ser prontamente investigado para saber se existiu ou não, representaria 0,02% do total de doses aplicadas.“.

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.