Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Celpe pede para aumentar conta de luz em 18%

O número é preliminar. O percentual definitivo será definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 22

Publicado

em

O governo federal pode até ter deixado para o ano que vem o repasse do aumento da energia por causa do uso das usinas térmicas (bem mais caras) neste período de secura dos reservatórios das hidrelétricas. Mas é melhor ir preparando o bolso. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) quer um aumento gordo já para este ano.

Segundo a proposta anual de reajuste, que está no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Celpe pediu para aumentar nossas contas de luz em 18,13%. “Só” isso. A agência vai definir se atende o pleito integralmente ou puxa um pouco a sardinha para o nosso lado na próxima terça-feira (22).

O reajuste que for determinado pela Aneel vai começar a valer a partir do dia 29 de abril. De acordo com a justificativa da companhia, ela teve um gasto muito grande comprando energia no mercado de curto prazo. Por isso está pedindo um reajuste tão alto. Tadinha da Celpe. Uma detalhe é que a inflação no período foi de menos de 6%. Tadinhos de nós.

Segundo nota enviada à imprensa, a Celpe diz que o pedido de aumento é “compatível com os resultados já aplicados a outras distribuidoras do país.”

A empresa diz também que “para definição do reajuste ainda são considerados mecanismos de correção da parcela B (custos gerenciáveis pela Celpe), nos últimos 12 meses, para atendimento ao consumidor, conforme contrato de concessão. Essa parte é a que compete à concessionária e responde pela menor parcela do reajuste, correspondente a 1,93%.” Então tá.

No ano passado, os mais de 3,2 milhões de clientes da Celpe tiveram, em média, um aumento de 1,32% durante a chamada revisão tarifária da companhia. Ela é igual ao ano bissexto. Acontece de quatro em quatro anos. Para os clientes residenciais, o reajuste foi de 0,79%. A empresa tinha feito uma proposta de aumento médio de 3,12%.

com DP

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.