Nos siga nas redes sociais

Brasil

Causa de surto misterioso que provoca coceira na pele é descoberta por dermatologistas

Publicado em

às

Surto de lesões que provocam coceira pode ter sido causado por mariposa

A principal hipótese considerada pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Recife na investigação da causa do surto de lesões na pele que provocam coceira é de que os sintomas sejam provocados por uma espécie específica de mariposa, a Hylesia

As notificações começaram no Recife, em outubro deste ano. Também são investigadas ocorrências em cidades da Região Metropolitana, da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão. Até esta quarta-feira (8), 21 cidades notificaram pacientes com sintomas do surto em Pernambuco.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath, foi realizada uma investigação mais aprofundada nos bairros de Dois Irmãos e Guabiraba, que ficam na Zona Norte da cidade e são os mais afetados, sendo considerados o epicentro do surto.

Mariposa Hylesia pode ter causado surto de lesões na pele — Foto: Reprodução/TV Globo

“Nesta análise preliminar, a hipótese mais fortalecida é a de que o surto tenha sido causado por uma mariposa. A evidência clínica e laboratorial tem ajudado muito, além do relato dos casos feito pelos pacientes. Os dermatologistas confirmam que o quadro clínico é compatível e, em alguns exames patológicos, foram encontradas cerdas [de mariposa]”, disse.

Marcella Abath ressaltou que a investigação da causa do surto ainda foi finalizada. “No início, foram elencadas várias hipóteses e, ao longo do processo, algumas hipóteses foram perdendo força e outras ganhando, sendo fortalecidas. Essa é a principal hipótese considerada hoje, é a mais fortalecida, mas ainda não está definido”, declarou.As informações são do G1

Continue Reading
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10 | O Portal que faz a Diferença.